Novum Canal

mobile

tablet

Câmara de Lousada e Misericórdia firmam protocolo para bolsa de cuidadores
Fotografia: Câmara de Lousada

Documentário “Lousada – reencontro com a natureza”, arrecada prémio no Festival Internacional de Cinema de Turismo

Partilhar por:

O documentário “LOUSADA – reencontro com a natureza” arrecadou um prémio no Festival Internacional de Cinema de Turismo “Art&Tour” com o voto do público, numa competição que decorre em Viseu, de 20 a 23 de outubro.

O certame é composto por duas sessões competitivas: produções audiovisuais de promoção turísticas e documentários e programas de televisão.

O documentário “LOUSADA – reencontro com a natureza” recebeu um total de 1905 votos.

Ao Novum Canal, o vereador do ambiente da Câmara de Lousada, Manuel Nunes, realçou que a obtenção deste prémio através do voto do público é o “reconhecimento público do valor do documentário” e “revela a importância que o mesmo tem na apropriação pela comunidade do rico e diverso património biológico presente no concelho”.

“Por outro lado, a escolha do público mostra a importância de que se reveste a biodiversidade nas dinâmicas de usufruto do território por parte das populações. Certamente que esta distinção granjeará mais visitas ao concelho, na expectativa de visitar alguns dos nossos tesouros naturais, mas sobretudo despertará mais interesse em relação à nossas práticas ambientais e modelos de gestão sustentável do território, sempre e cada vez mais, assentes no envolvimento social”, disse.

O autarca realçou que “sendo um prémio resultante exclusivamente da votação do público, acresce o significado, mas também a responsabilidade. Se é um facto que traduz a mobilização da comunidade em prol do seu património natural  – a fauna, a flora, a floresta, os rios, etc. – também é um facto que essa mobilização exige um renovar de intentos e de ações, como aconteceu recentemente com a classificação da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, com vista a conciliar o progresso com a defesa permanente e intransigente dos nossos valores naturais”.

O vereador realçou que este prémio valida, igualmente, “a estratégia seguida de envolvimento social e dos agentes económicos nas dinâmicas ambientais e nos projetos em curso”.

“Um dos aspetos mais importantes desta valorização, é o facto de validar a estratégia seguida de envolvimento social e dos agentes económicos nas dinâmicas ambientais e nos projetos em curso que, em boa verdade, dependem desse envolvimento. Na essência, são as pessoas que fazem a diferença e ditam o futuro do nosso património e do nosso território. Pessoas esclarecidas e envolvidas ditarão um território ambientalmente mais saudável e equilibrado”, expressou.

Refira-se que  o Festival ART&TUR vai já na sua 13.ª edição, é tido como um certame ímpar a nível nacional e internacional.

Segundo a organização, a edição deste ano integra filmes de todo o mundo, estando a concurso 72 filmes que vão ser apresentados durante quatro dias.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!