Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Última atualização em Cinfães regista 125 casos de infeção pelo novo coronavírus

O concelho de Cinfães registava, na sexta-feira, um total de 125 casos ativos.

Segundo Câmara Municipal e respetiva Proteção Civil Municipal de Cinfães nas escolas existem cinco turmas encerradas, em isolamento profilático, por decisão da autoridade de saúde, casos pontuais de infeção, não existindo qualquer surto.

Em comunicado  que se encontra publicado na página oficial do facebook da autarquia, a câmara municipal esclareceu que não é responsável  assim como a Proteção Civil Municipal “por apurar os números, ou seja, a quantidade de casos ativos ou em isolamento profilático, vulgo contactos, assim como recuperados ou óbitos, mas sim a DGS através das Autoridades de Saúde locais/regionais. Só quando eles nos são transmitidos é que podemos comunicar à população”.

O município informou, ainda, “não tem responsabilidade nem competências para encerrar ou mandar encerrar estabelecimentos, sejam públicos ou privados, como exemplo escolas, empresas ou outros, nem para mandar ninguém “para casa”, essa é uma competência da responsabilidade da DGS através das Autoridades de Saúde locais/regionais” e que tudo tem feito no sentido e minimizar o aumento dos contágios por Covid-19 no concelho.

“A Câmara Municipal e a Proteção Civil tudo tem feito para minorar um problema que não é de Cinfães, nem sequer de Portugal, mas sim do mundo inteiro, como divulgado oportunamente e por diversas ocasiões nas Escolas, nas IPSS, na Saúde, nos Bombeiros, na GNR. Com responsabilidade, discernimento e auscultando os parceiros e peritos, foram sistematicamente e gradualmente adotadas as medidas necessárias, exemplos encerramento de recintos desportivos, anulação de eventos, feiras, etc”, referiu o município, sustentando que  “para minimizar os impactos negativos tomou a Câmara medidas de apoio às famílias, instituições e empresas, como amplamente divulgadas, e que se mantêm em vigor. O esforço de contenção e de combate à pandemia tem sido realizado pelas nossas instituições, todas, sem exceção. Não é fácil!. Também os Cinfanenses, de forma geral, têm sido responsáveis e cumpridores das normas e regras. Assim esperamos que continuem. É esse o apelo que fazemos. Esta luta cabe a todos, e só assim se conseguirá travar esta doença, se todos fizermos o que nos compete!”.