Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Penafiel: Restaurante na freguesia de Guilhufe e Urrô venceu Prémio Júri da primeira edição do “Petiscando”

Fotografia: Associação Empresarial de Penafiel

O “Mau Feitio Gastro”, bar e restaurante de tapas, situado na freguesia de Guilhufe e Urrô, arrecadou o Prémio Júri, com o prato “Crocante de Borrego” no concurso “Petiscando”, uma iniciativa da Associação Empresarial de Penafiel em colaboração com a câmara municipal.

O segundo prémio foi para a Cantina do IPI, situada na Praça Escritaria, em Penafiel, com o prato “Crostini de Pera Caramelizada e Sumo Natural de Abóbora e Gengibre”.

Dois participantes ocuparam o 3º lugar com igualdade pontual, pelo que a organização decidiu atribuir este prémio ao Fidélis Beer Garden & Shop, localizado na Avenida Central de Guilhufe, com o prato “Tiborna de Bacalhau” e ao Monja com o prato “Mini Sandes de Joelho de Porco c/ Queijo da Serra e Cerveja Weissbier”.

Foi também atribuído um «Prémio Público» ao estabelecimento que obteve mais “gostos” na fotografia do seu petisco.

O prémio Publico foi entregue ao restaurante Pasta & Basta, restaurante italiano  em Penafiel com o prato “Bruchetta”.

Em comunicado, a Associação Empresarial de Penafiel realçou o papel dos parceiros neste projeto, garantindo que esta iniciativa será para se manter nos próximos anos, com uma “confiante expectativa relativamente ao crescimento do número de participantes e visitantes”.

Refira-se que o Petiscando decorreu  entre os dias 1 e 11 de outubro de 2020, iniciativa que visou a promoção e divulgação da gastronomia do concelho junto da população em geral e de todos os visitantes, tendo como base a confeção de petiscos criativos e típicos, contribuindo-se assim para a dinamização da restauração local.

Fotografia: Associação Empresarial de Penafiel

Citado em comunicado, o presidente da AEP, Nuno Brochado realçou foi a necessidade de ajudar o setor da restauração, também, ele atingido pela crise que fez com que a associação tivesse avançado com este evento.

“Pensámos fazer um evento direcionado ao setor da restauração por este ser um setor bastante atingido pela atual pandemia, e que percebemos desde logo, no contacto com todos os empresários, que seria importante promover alguma dinamização dentro das regras de segurança impostas pela DGS, tentando trazer as pessoas aos locais, demonstrando também que Penafiel tem uma oferta gastronómica diversificada, e que apesar das contrariedades, a restauração do nosso concelho está viva e recomenda-se!”, disse.

Para o presidente da AEP “esta primeira edição superou as expectativas iniciais perante a meta que foi traçada no que se refere ao número de participantes bem como de consumidores, também fruto daquilo que a AEP vem desenvolvendo noutras iniciativas e perante a confiança na nossa organização e visibilidade dos nossos associados e empresários”.

O concurso contou com 15 estabelecimentos do concelho de Penafiel.

Participaram o Restaurante Rocha (Abragão), Janela da Lelé (Penafiel), Francesinhas 2010 (Penafiel), Monja (Penafiel), Cantina do IPI (Penafiel), Campu’s Caffé (Penafiel), Nuskas Café (Penafiel), Restaurante Solar do Souto (Abragão), Fidélis Beer Garden & Shop (Guilhufe), Tasquinha Toninho & Mila (Penafiel), Restaurante Cidade à Vista (Milhundos), Mau Feitio Gastro (Urrô), Plaza Grill (Penafiel), Hamburgueria da Maria (Penafiel) e Pasta & Basta (Penafiel).

A AEP informou que foram atingidas cerca de 50 mil visualizações nas divulgações do evento nas redes sociais, tendo sido cerca de 800 as pessoas que se habilitaram a ganhar um voucher de 50 euros em consumíveis num dos estabelecimentos participantes.