Covid-19: Cinfães regista 80 casos positivos
O município de Cinfães contabiliza 80 casos positivos por Covid-19.
Segundo a autarquia, os últimos dados que a Autoridade de Saúde Local forneceu à câmara municipal davam conta da existência de cerca de 80 casos positivos.
Refira-se que na segunda-feira, dia 12, de acordo com a comissão municipal de proteção civil, existiam 66 casos ativos, dois internados em meio hospitalar e os restantes em recuperação no domicilio, sendo que existiam quatro turmas em isolamento profilático, por decisão da autoridade de saúde.
Sobre as escolas, a mesma entidade avançava não existir qualquer surto.
O Novum Canal questionou, esta quinta-feira, o executivo municipal sobre a eventual existência de um novo surto que teria sido provocado por um casamento, conforme chegou a ser noticiado.
Sobre este assunto, a autarquia avançou que de acordo com a autoridade de saúde local não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre a realização do casamento e o número de infetados no território.

“De acordo com a Autoridade de Saúde Local, neste momento, não é possível estabelecer uma causa efeito relativamente ao casamento (do qual desconhecemos o número de pessoas presentes) e o número de pessoas infetadas no concelho”, informou o município.
Ainda no âmbito da saúde, inquirimos o município se vai comparticipar a toma da vacina da gripe nas farmácias, um pouco à semelhança do que está a acontecer com outras autarquias, tendo-nos sido comunicado que “a administração da vacinação será da responsabilidade do Centro de Saúde de Cinfães”.
“A Câmara vai colaborar com a colocação de tendas nas várias freguesias do concelho para o efeito, evitando deslocações das pessoas ao Centro de Saúde”, referiu a autarquia.
Recorde-se que município de Cinfães tem-se desdobrado em chamadas de atenção à comunidade, apelando ao cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, à necessidade dos munícipes cumprirem a higienização das mãos, manterem o distanciamento social e não partilharem objetos, assim como usarem a máscara.
“Apela-se ao cumprimento da lei, à não realização de ajuntamentos, a fim de evitar a propagação da doença, apela-se ao sentido de responsabilidade individual, cabendo a cada um o cumprimento das regras necessárias. Todos sabemos que a qualquer momento e em qualquer lugar pode-se iniciar novas fontes de contágio, sejamos, pois, todos agentes da saúde pública e cumpramos todas as normas e medidas preventivas. O combate a esta pandemia depende do contributo de todos nós”, tem advertido o município nos vários comunicados veiculados através quer no seu site, quer na sua página do facebook.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Desporto2022.08.15Queda trava resultado de Maria Martins
Desporto2022.08.15CD Mafra vence FC Penafiel por 3-0
Desporto2022.08.15Maurício Moreira vence Volta a Portugal. Luís Fernandes, da RP – Paredes – Boavista, em quarto da geral
Desporto2022.08.15Relatório internacional sobre “Violência na Saúde” destaca boas práticas portuguesas