Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Marco de Canaveses e Baião unem-se para promoverem anho assado com arroz de forno

Fotografia: Câmara de Baião

Os municípios de Baião e de Marco de Canaveses e Confraria vão unir esforços com o objetivo de promoverem em uníssono o Anho Assado com Arroz de Forno, uma iguaria regional, que conta com o apoio da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno.

Segundo a Câmara de Baião, os presidentes de Câmara Municipal de Baião e de Marco de Canaveses, Paulo Pereira e Cristina Vieira, estiveram reunidos na passada quinta-feira (8 de outubro), no Marco de Canaveses, com a direção da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno.

Refira-se que o Anho Assado com Arroz de Forno constitui um elemento gastronómico aos concelhos de Baião e de Marco de Canaveses.

Fundada em julho de 2006, a Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno tem centrado a sua ação no município de Marco de Canaveses.

“A ideia, agora, é que na divulgação, a Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno abranja a Região de Baião e a Marco de Canaveses, tornando-se assim mais amplo no seu alcance e na sua ação”, refere o comunicado que nos foi enviado.

 “Pretende-se que, em diálogo e colaboração com a autarquia baionense e com os restaurantes e produtores de anho de Baião, possa ser feito um trabalho ainda mais amplo e qualificado de promoção do Anho Assado e do Arroz do Forno”, lê-se ainda na nota de imprensa.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, realçou que  “O Anho Assado com Arroz do Forno é um elemento gastronómico comum dos dois concelhos e está profundamente enraizado nas vivências e na cultura das nossas comunidades. Se unirmos esforços, podemos ir mais além e fazer um trabalho com mais qualidade, com maior alcance e criar mais oportunidades para os nossos cidadãos”

 Já a presidente de Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, reconheceu que “faz todo o sentido trabalharmos em conjunto na promoção deste património gastronómico, cultural e turístico. Alargar a Rota do Anho com a adesão de mais restaurantes da região e apostar num trabalho de divulgação e promoção conjunta fará com que consigamos valorizar de forma mais eficaz o Anho Assado com Arroz do Forno”.

O chanceler da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno, Luís Brás, manifestou que “As parcerias são sempre importantes para o desenvolvimento territorial, na defesa das tradições e na valorização dos sectores económicos da região. Esta parceria é uma junção de dois municípios, uma região, uma Confraria, na promoção de um prato típico regional, de comum a todos, o Anho Assado com Arroz de Forno. Só assim é que o futuro dará mais frutos…É mais um passo para o progresso turístico gastronómico da região”.

“Os próximos desenvolvimentos da colaboração entre as autarquias e a confraria passam pela realização de encontros com os restaurantes e agentes de Baião e Marco de Canaveses e, futuramente, pela criação de estratégias integradas para a valorização do Anho Assado e do Arroz do Forno, e sua promoção, em associação com outros produtos locais, incluindo com a dimensão turística de Baião e de Marco de Canaveses”, esclarece a autarquia de Baião.

Na reunião estiveram presentes o vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, bem como vários representantes dos órgãos sociais da confraria.