Marco de Canaveses e Baião unem-se para promoverem anho assado com arroz de forno
Fotografia: Câmara de Baião
Os municípios de Baião e de Marco de Canaveses e Confraria vão unir esforços com o objetivo de promoverem em uníssono o Anho Assado com Arroz de Forno, uma iguaria regional, que conta com o apoio da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno.
Segundo a Câmara de Baião, os presidentes de Câmara Municipal de Baião e de Marco de Canaveses, Paulo Pereira e Cristina Vieira, estiveram reunidos na passada quinta-feira (8 de outubro), no Marco de Canaveses, com a direção da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno.
Refira-se que o Anho Assado com Arroz de Forno constitui um elemento gastronómico aos concelhos de Baião e de Marco de Canaveses.
Fundada em julho de 2006, a Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno tem centrado a sua ação no município de Marco de Canaveses.
“A ideia, agora, é que na divulgação, a Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno abranja a Região de Baião e a Marco de Canaveses, tornando-se assim mais amplo no seu alcance e na sua ação”, refere o comunicado que nos foi enviado.
“Pretende-se que, em diálogo e colaboração com a autarquia baionense e com os restaurantes e produtores de anho de Baião, possa ser feito um trabalho ainda mais amplo e qualificado de promoção do Anho Assado e do Arroz do Forno”, lê-se ainda na nota de imprensa.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, realçou que “O Anho Assado com Arroz do Forno é um elemento gastronómico comum dos dois concelhos e está profundamente enraizado nas vivências e na cultura das nossas comunidades. Se unirmos esforços, podemos ir mais além e fazer um trabalho com mais qualidade, com maior alcance e criar mais oportunidades para os nossos cidadãos”

Já a presidente de Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, reconheceu que “faz todo o sentido trabalharmos em conjunto na promoção deste património gastronómico, cultural e turístico. Alargar a Rota do Anho com a adesão de mais restaurantes da região e apostar num trabalho de divulgação e promoção conjunta fará com que consigamos valorizar de forma mais eficaz o Anho Assado com Arroz do Forno”.
O chanceler da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno, Luís Brás, manifestou que “As parcerias são sempre importantes para o desenvolvimento territorial, na defesa das tradições e na valorização dos sectores económicos da região. Esta parceria é uma junção de dois municípios, uma região, uma Confraria, na promoção de um prato típico regional, de comum a todos, o Anho Assado com Arroz de Forno. Só assim é que o futuro dará mais frutos…É mais um passo para o progresso turístico gastronómico da região”.
“Os próximos desenvolvimentos da colaboração entre as autarquias e a confraria passam pela realização de encontros com os restaurantes e agentes de Baião e Marco de Canaveses e, futuramente, pela criação de estratégias integradas para a valorização do Anho Assado e do Arroz do Forno, e sua promoção, em associação com outros produtos locais, incluindo com a dimensão turística de Baião e de Marco de Canaveses”, esclarece a autarquia de Baião.
Na reunião estiveram presentes o vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, bem como vários representantes dos órgãos sociais da confraria.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Baião2022.08.10Baião lança concurso da requalificação da EN 304-3 que serve o concelho e o município de Resende
Desporto2022.08.10Cinfães: Associação Desportiva de Piães sobe à Liga de Honra da A. F. Viseu
Região2022.08.10Municípios da região assinalam Dia Internacional da Juventude
Desporto2022.08.10FC Paços de Ferreira manifesta profundo pesar pela morte de Chalana