Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Aumentam para 39 número de infetados em Lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva

Passaram para 39 o número de infetados por Covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva.

Segundo o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, de entre os infestados com a doença, 26 são utentes da instituição, sendo que 13 são funcionários.

O autarca confirmou que já esta tarde a Câmara Municipal com a Delegada de Saúde Pública, o Diretor do Aces Vale de Sousa Sul e um representante técnico do lat estiveram reunidos com a Delegada de Saúde com o objetivo de operacionalizaram os trâmites de atuação, tendo sido ativado o plano de contingência.

O chefe do executivo realçou que para já os infetados vão permanecer nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva  uma vez que a instituição dispõe de condições para cumprir com o plano de contingência e solucionar o problema.

Em comunicado publicado na página do facebook do município paivense, a autarquia informou que segundo o relatório da Autoridade de Saúde Local, esta quarta-feira, registou se um “número significativo de casos positivos tendo em conta o surto no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva”.

“Estão identificados, mais 41 casos positivos de COVID-19 residentes em Castelo de Paiva, 39 dos quais identificados na SCMCP, totalizando agora, 59 casos recuperados, 70 casos ativos e 2 óbitos no nosso concelho. Nos últimos dias temos verificado um aumento elevado do número de casos positivos no nosso concelho. Hoje a Autoridade de Saúde Local comunicou o registo de um surto no Lar da Santa Casa da Misericórdia com 39 casos positivos”, refere o comunicado  que confirma que após uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia ter testado positivo, foi determinada a realização de teste de despiste à Covid-19 a todos os funcionários e utentes cuja colheita decorreu na passada segunda feira.

“Dos 95 testes realizados, resultaram 39 casos positivos (26 utentes e 13 funcionários), todos do edifício da resposta social de lar residencial. Até à hora de redação deste comunicado, todos os utentes e funcionários positivos encontram-se assintomáticos não exigindo cuidados especiais de saúde. Durante a tarde foi ativado o Plano de Contingência da instituição tendo reunido a Câmara Municipal com a Delegada de Saúde Pública, o Diretor do Aces Vale de Sousa Sul e um representante técnico do Lar que operacionalizaram os trâmites de atuação”, lê-se no comunicado.

O município esclareceu que “este é também o momento para reconhecer o elevado empenho, dedicação e profissionalismo de todos os técnicos e profissionais da Santa Casa da Misericórdia, com o desejo que mantenham essa força nos dias que se avizinham. Apelamos à serenidade, mas face ao estado de calamidade que o país atravessa, reforçamos a necessidade do cumprimento das orientações da DGS, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos”.