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Associação Portuguesa de Celíacos e Mercadona sensibilizam crianças para questões relacionadas com a doença

Fotografia: Associação Portuguesa de Celíacos (APC)

 “O Bando dos Celíacos – Aventuras com Barrigas Felizes” assim se designa o nome do conto, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Celíacos e Mercadona, que tem como meta sensibilizar as crianças para questões relacionadas com a doença celíaca.

Com o lançamento desta obra, pretende-se “promover ações dirigidas a pessoas com doença celíaca e sensíveis ao glúten, sendo este “um projeto que procura dar continuidade ao compromisso importante que a Mercadona assume com a comunidade celíaca nos locais onde está presente, há mais de 20 anos em Espanha e, atualmente, em Portugal”.

 “O Bando dos Celíacos – Aventuras com Barrigas Felizes”, livro que conta a história de 4 crianças que descobrem que têm doença celíaca e que aprendem a viver o seu dia a dia com normalidade, estando devidamente informadas, aprendendo a ler rótulos e descobrindo formas de viver com esta condição, evitando percalços desnecessários, resultantes de uma má alimentação. Este livro tem como objetivo oferecer um material informativo com o qual os pais de crianças celíacas possam explicar aos filhos como conviver com a doença ao longo da vida, com uma linguagem adaptada ao público infantil, carregado de ilustrações para tornar mais compreensível e divertido para os mais pequenos”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.

Fotografia: Associação Portuguesa de Celíacos (APC)

Citada em comunicado, Mafalda Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Celíacos, destaca realçou que este “livro explica de uma forma lúdica, através de um conto, aos mais novos o que é o glúten, a Doença Celíaca e como lidar com ela. Ao mesmo tempo também é uma importante ferramenta para ajudar os pais no processo explicativo, facilitando a comunicação com os filhos e aceitação por ambos da condição de saúde que, até ver, é para a vida.”

Já Ana Carreto, diretora de Relações Externas Centro de Portugal e Associações de Consumidores destacou que “a Mercadona mantém firme o compromisso que assumiu junto a este coletivo de consumidores, há mais de 20 anos em Espanha e atualmente reforçado em Portugal. A criação de projetos como este ajuda-nos a concretizar os nossos objetivos na promoção da sensibilização dos diferentes aspetos relacionados com a doença celíaca e o acesso dos consumidores à informação sobre a mesma”.

Fotografia: Associação Portuguesa de Celíacos (APC)

O livro encontra-se disponível para download nos sites www.celiacos.org.pt e da www.mercadona.pt e será distribuído juntamente com a revista da APC, Sem Glúten n.º 57. A partir do dia 1 de dezembro, e até ao final do ano 2021, todos os novos sócios, com idade até aos 12 anos, irão receber este livro com a sua inscrição.

“Estima-se que a doença celíaca afete 1 a 3% dos portugueses, sendo que apenas 10 mil a 15 mil casos já foram diagnosticados, de acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). O número real de celíacos, em Portugal, poderá oscilar, contudo, entre os 70 mil e os 100 mil, uma vez que esta é uma doença “largamente subdiagnosticada”, acrescenta o comunicado.