Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Lamego: Investimento de 4 milhões vai criar novo “pulmão verde”

A Câmara Municipal de Lamego vai investir quatro milhões de euros para criar, a “maior” zona verde pública da cidade, numa área superior a sete hectares.

Segundo o município, este é um “investimento fundamental para melhorar a qualidade de vida dos lamecenses e conciliar as vertentes do desporto, do lazer e da educação ambiental”.

O município, em nota informativa, esclareceu que a «área onde será criado o futuro Parque Urbano de Lamego é constituída por um conjunto de terrenos que estão neste momento abandonados e desqualificados nas margens da ribeira do Coura, unidos ao meio pela Praça Dr. Fernando Amaral. O contrato da empreitada entre o Município de Lamego e a firma “Floponor” que a vai executar já foi assinado, prevendo-se que as obras comecem no terreno até ao final do ano».

Fotografia: Câmara de Lamego

De acordo com o município, a criação do Parque Urbano de Lamego vai contemplar a construção “de diversas infra-estruturas públicas que vão constituir um fator agregador de várias gerações de lamecenses. O projeto prevê a criação de pistas pedonais/cicláveis, um parque infantil, um anfiteatro ao ar livre, hortas urbanas, um parque de skate, dois polidesportivos, uma bancada para espetáculos e um circuito sénior com aparelhos adaptáveis à terceira idade. Serão ainda criados dois parques de estacionamento, de 62 e 47 lugares, instalações sanitárias e construídas novas pontes pedonais para ligar as margens da ribeira do Coura, para além da requalificação da ponte existente”.

Fotografia: Câmara de Lamego

A proximidade do futuro Parque Urbano ao centro da cidade faz com que o Município de Lamego considere prioritária a qualificação desta imensa área no sentido de promover a correta articulação urbana entre estes espaços, com o objetivo de potenciar o usufruto do espaço público e a satisfação dos visitantes e dos moradores”, refere a nota que nos foi enviada, que acrescenta que a criação do Parque Urbano de Lamego é um investimento municipal que ascende “3.979.244,22 € (+ IVA), executado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER”.