Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Câmara de Valongo promove Semana Europeia de Democracia Local com programa diversificado

A Câmara de Valongo promove de 13 de outubro a 1 de novembro  a Semana Europeia da Democracia Local (SEDL), evento de âmbito evento pan-europeu como um tributo à Carta Europeia da Autonomia Local, assinada nessa data em 1985.

As autoridades locais e regionais dos 47 Estados membros do Conselho da Europa são convidadas a organizar eventos públicos com o objetivo de  mobilizar os cidadãos europeus em torno do tema da democracia local, aumentando o seu conhecimento e envolvimento nas políticas locais, incentivar os representantes eleitos a intensificar e aprofundar o seu diálogo com os cidadãos para revitalizar a democracia local.

O evento tem também como metas promover o papel do Conselho da Europa e, mais particularmente, do Congresso das Autoridades Locais e Regionais no reforço da democracia local e do respeito pelos direitos humanos na Europa.

O município de Valongo assinala  esta data desde 2014 e, este ano, com um programa que além das conferências, vai integrar entrevistas, inaugurações, cursos, teatro e exposições.

De entre as inúmeras atividades previstas, decorre de 13 a 31 deste mês a exposição “exemplos de boas práticas de cidadania local” no Centro Cultural de Alfena.

Segundo a  autarquia valonguense “ esta mostra foi  foi concebida com o intuito de dar a conhecer as boas práticas do município de Valongo, nomeadamente as práticas reconhecidas e galardoadas a nível nacional e internacional por entidades conceituadas e credenciadas. A exposição evidencia, assim, o que de melhor é feito no território de Valongo, e como em última instância, essas práticas têm impacto direto na vida de todos os seus munícipes. Pretende, complementarmente, fomentar uma perceção de valor acrescentado sobre o que é feito no Município de Valongo, e elucidar sobre os esforços do mesmo na permanência da vanguarda das políticas, em prol de toda a comunidade”, referiu a autarquia em comunicado que informou que esta exposição poderá ser objeto de itinerância, devendo os interessados expressar essa vontade, por e-mail, para: casa.juventude.vb@cm-valongo.pt.

No âmbito da Semana Europeia da Democracia Local irá decorrer a iniciativa “Desafio da Democracia Participativa”, evento online, que partindo do lema “Participa! O que faz falta no meu concelho é…” pretende mobilizar os munícipes a entrarem no “Desafio da Democracia Participativa” que se realizará durante todo o evento da Semana Europeia da Democracia Local.

A iniciativa desafia, como o próprio mote sugere, os munícipes a apresentarem  ideias que possam contribuir para maior qualidade de vida da população, conferindo a possibilidade dos cidadãos ficarem a conhecer o conhecer o funcionamento dos órgãos municipais ou até acompanhar, durante um dia, o presidente da Câmara Municipal.

“No final da Semana Europeia da Democracia Local serão verificadas as propostas e feito um ranking das cinco mais solicitadas. O ranking será divulgado e acompanhado de informação acerca das medidas de concretização ou de melhoria das propostas vencedoras”.

A Semana Europeia da Democracia Local integra, também, a atividade “Oficina das Artes”  – Oficina de Reciclagem, que irá decorrer, de 13 a 16 de outubro,  online atividade inserida no Projeto “Oficina das Artes”, um projeto vencedor no âmbito do Orçamento Participativo Jovem, que retrata uma das logomarcas do concelho de Valongo, as Serras.

Destaca-se, ainda, a atividade de formação “Graphic Design”, a decorrer nos dias 13 e 14 deste mês, na Casa do Conhecimento (Valongo), consistindo a atividade “numa área de conhecimento e uma prática profissional específica relativa ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional”.

“É uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Sendo a comunicação cada vez mais importante e necessária, sentiu-se a necessidade de realizar uma atividade direcionada para a facilitação gráfica e graphic recording.”, referiu a autarquia.

A Semana irá integrar, também, a atividade Coaching e redes Sociais, a realizar de nos dias 13, 20 E 27 de outubro, na plataforma Zoom, sessões de “Rota e Rumos na Juventude”, inserido no “Consultório Jovem da Casa da Juventude da Câmara Municipal da Valongo, com a formadora Marcelle Rebelo, da Biblo Ideias. Sessões. A atividade tem como meta ensinar os jovens a comunicar ideias, projetos nas redes sociais, criar ou desenvolver um canal de YouTube, conhecer quais são os seus talentos e as suas forças, bem como aprender a organizar o seu tempo”.

O Fórum Cultural de Ermesinde será palco nos dias  13, 15, 20, 22, 27 E 29 de outubro  de um laboratório de leitura poética.  No final desta formação pretende-se que “os formandos sejam capazes de identificar e descrever as várias partes componentes do aparelho fonador, perceber e descrever o processo da fisiologia da voz e as suas fases de produção, executar fácil e corretamente exercícios de preparação e aquecimento vocal, de forma a ter preparação para a leitura em voz alta de textos variados (poesia e prosa poética) aplicando o mínimo esforço vocal, desempenhar essa mesma leitura em voz alta explorando diferentes timbres,entoações, ritmos, intensidades e interpretações/emoções”.

“A atividade contará com a presença de Ana Celeste Ferreira, formada em Canto Lírico pelo Conservatório de Música do Porto, com especialização em Teatro Musical. Na sua formação artística destaca-se o trabalho desenvolvido em Canto e Técnica Vocal. Esta atividade está inserida no Manifestum 2020”.

De 14 a 31 deste mês estará exposta no Cendim de Ermesinde, a mostra “Manuel Breve de Cidadania Local”.

Esta exposição tem como base o “Manual Breve da Cidadania Local”, um livro editado pela Câmara Municipal de Valongo, em colaboração com a Universidade do Minho. “Este livro nasceu com o objetivo de querer capacitar os cidadãos de Valongo sobre os seus direitos e deveres, e sobre os papéis de cada ator na vida em sociedade, almejando uma comunidade mais participativa e mais esclarecida. Assim, pensou-se em transformar esta temática contida no Manual Breve numa exposição, para que os cidadãos possam, de uma forma ainda mais intuitiva, apreender os conceitos abordados e discutidos no livro. Desta forma, esta exposição itinerante é utilizada por várias instituições, resultando na aprendizagem efetiva de jovens e adultos sobre os temas abordados na mesma”, lê-se no programa que nos foi facultado pela Câmara de Valongo.

Destacam-se, ainda, a atividade “Autarquia do Futuro – A Visão”, na platforma Zoom, agendada para o dia 14 deste mês, atividade que tem como propósito a partilha de experiências e visões sobre o futuro das autarquias nesta nova normalidade e o papel das tecnologias no “novo” relacionamento com o munícipe.

A iniciativa tem como moderador Delfina Soares,  Universidade das Nações Unidas e da equipa IPIC e como oradores o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, o presidente da Câmara Municipal de Valongo e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

A Semana Europeia da Democracia Local integra, ainda, a IV Conferência Internacional – Caminhos a Seguir, “curso de compostagem com o objetivo implementar a compostagem caseira ou comunitária em habitações, prédios ou instituições com jardim, a apresentação pública do processo participativo da 2.ª revisão do Plano Diretor Municipal de Valongo, agendada para o dia 20 deste mês, no auditório Dr. António Macedo, em Valongo, assim como o espetáculo “Reality Net” pensado especificamente para a Semana Europeia da Democracia Local em Valongo de 2020. Este espetáculo tem como base exploratória a ideia de rede”.

A Câmara Municipal de Valongo irá, também, associar-se à celebração do 75º aniversário das Nações Unidas, iluminando o Fórum Cultural de Ermesinde e o Museu Municipal de Valongo.

O programa integra, também, várias oficinas das artes, entre outras atividades.