Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Secretária de Estado do Turismo considerou Rota do Românico um projeto matriz para o país

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, considerou, esta sexta-feira, em Aguiar de Sousa, concelho de Paredes, numa visita ao Parque das Serras do Porto, que a Rota do Românico é um projeto emblemático na região e no país.

“Estive em Lousada, no Centro de Interpretação do Românico e fiquei muito surpreendida com o que encontrei. Já conhecia o trabalho desenvolvido pela Rota do Românico, mas em boa verdade, tive uma reunião técnica, bastante densa e verifiquei que há muito trabalho desenvolvido., muito  trabalho que pode ser inspirador para outras rotas, para outras narrativas, outros trilhos que temos vindo a trabalhar a nível nacional e mais do que um projeto inspirador para a região, entendo que deve ser um projeto inspirador para o país e até mesmo a nível internacional”, avançou,  sustentando ver com bons olhos o alargamento da Rota do Românico.

“A Rota do Românico iniciou com seis municípios, nesta altura, está com 12 e existem boas perspetivas para se juntarem mais nove e, portanto, isso evidencia o caráter e dimensão e a força do projeto  que tem suscitado o interesse por parte dos municípios, o que é sempre positivo para o turismo. Um dos indicadores que temos vindo a trabalhar com mais intensidade é a estadia média do turista em Portugal que se cifra nos 2,7 dias e só com projetos destes, varrendo vários territórios, envolvendo vários municípios conseguimos garantir que o turista pernoite mais tempo”, frisou, defendendo que tudo isto deve ser feito em articulação com outros produtos que existem na região, o Parque Serras do Porto, a Rota do Romaico, o Douro.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Secretaria-de-Estado-do-Turismo-2-1024x590.jpg

“Defendemos a valorização dos produtos endógenos, a venda de produtos locais, a gastronomia aliada ao turismo natureza, o turismo aventura, o turismo cultural, com a Rota do Românico e outras componentes”, acrescentou.

Refira-se que a governante da parte da manhã, já tinha estado em Lousada, com o presidente da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, tendo classificado a Rota Românico “como um projeto de referência nacional, destacando a qualidade e a abrangência do trabalho desenvolvido em prol da valorização turística e patrimonial do seu território de influência”.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.