Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Tempo de incerteza, redobrar confiança no futuro!

Tempo de incerteza, redobrar confiança no futuro!

ARTIGO DE OPINIÃO – PAULO LOPES, DIRETOR GERAL NOVUM CANAL

«Desde 13 de março de 2020 que o mundo mudou e com ele todos mudamos!

Ajustamo-nos a novos léxicos, medos, rotinas, ansiedades, contrariedades, incertezas, inseguranças, indefinições, fragilidades, verdades voláteis e volúveis, interações, intimidade, proximidade, enfim, um rol quase infindável com impactos significativos no edifício de vida que tínhamos construído até então.

O mundo do trabalho e dos negócios também mudaram. Fruto do “apagão” social, do confinamento obrigatório, da resposta musculada à pandemia, novas formas surgiram criando novos “mundos” para os quais ninguém, mesmo ninguém, se encontrava preparado para responder com celeridade.
Os rendimentos das famílias recuaram, milhares de empresas encerraram, milhares de trabalhadores entraram em Lay-off ou engrossaram as listas do desemprego e com isto, sem esperarmos, caímos novamente em crise económica, caminhando a passos largos para se transformar numa crise social.

Manter um projeto como o Novum Canal, nestas condições sendo, ainda por cima, jovem e a trilhar os primeiros metros no seu caminho de afirmação regional é tarefa quase divina sobretudo quando não dependemos da ajuda do Estado para sobreviver e, mesmo quando existem estes apoios, verificámos que estes são distribuídos aos grandes e poderosos grupos de comunicação social esquecendo-se, uma vez mais, da imprensa regional e do seu papel insubstituível no enquadramento do conflito e no reporte dos eventos locais.

Não quero que me respeitem a mim, quero que respeitem a honestidade do meu trabalho.

António Lobo Antunes

Resiliência. Esta palavra cola-se à nossa pele, à nossa luta diária para fazer melhores reportagens, melhor informação, inovar a programação, manter programas charneira como o Data Vénia, Cortar a Direito, Pandemónio, entre outros que tanto nos oferecem e que tanto são reconhecidos pelos nossos milhares de espetadores, espalhados pelos 5 cantos do mundo.
Não claudicaremos, encontrando forças para todos os dias nos renovarmos e procurar novas fontes de receita que permitam manter a qualidade e o projeto Novum Canal.

Não desistimos, de criar e dar a todos os telespetadores do Novum Canal uma programação de qualidade, com os melhores intervenientes que a região do Tâmega, Douro e Sousa tem para mostrar, reforçando com aquele sentimento, que é só nosso, de orgulho nas nossas gentes.
Não nos desmotivaremos, mesmo que alguns com poder e com possibilidade de ajuda nos virem as costas e por vezes nos ignorem, nós diremos sempre presente, substituindo “Ferraris” por “Hyundais” mas tendo a certeza que chegaremos lá, que falaremos com as populações, que lhe daremos voz e com eles estaremos juntos para dar a notícia, seja do agrado ou do enfado de quem pensa que controla.

Novum Canal, nova temporada, sempre com a mesma impressão digital – respeito pela notícia, pelos factos, em prol do interesse público.

Termino com uma frase desse grande escritor Português – António Lobo Antunes:

Não quero que me respeitem a mim, quero que respeitem a honestidade do meu trabalho.”»


Paulo Lopes,


Diretor Geral do Novum Canal