Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Vereador da saúde da Câmara de Lousada assume que escolas têm sido eficazes no combate à Covid-19

O vereador responsável pelo pelouro da saúde da Câmara de Lousada, Nélson Oliveira, afirmou, em declarações ao Novum Canal, que as escolas do concelho têm sido eficazes na tentativa de minimizar  eventuais situações de infeção por Covid-19, reagindo assim à identificação de um caso positivo numa das escolas que integra o Agrupamento de Escolas de Lousada Este.

Refira-se que após a avaliação de risco os contactos mais próximos do caso diagnosticado ficaram em isolamento profilático.

Sobre a forma como os estabelecimentos de ensino têm atuado sempre que existem indícios que possam indicar que alguém está a desenvolver sintomas sugestivos de Covid-19, o vereador realçou que as escolas têm um esquema devidamente montado para fazer face a estas situações e sabem  como atuar  aos primeiros sintomas.

Nélson Oliveira confirmou que a maioria das situações que têm sido identificadas não têm a sua origem nos estabelecimentos de ensino, advêm das famílias, ou de contactos com alguém da família que possa estar infetado.  

“Ainda bem que as escolas estão abertas porque de outra forma seria mais difícil identificar estas situações”, especificou, sustentando que o aumento do número de casos verificado na última semana em Lousada é preocupante, mas não é nada de novo.

“Verificamos que as escolas estão a atuar, têm sido capazes de lidar com a situação e não existem surtos nos nossos estabelecimentos de ensino”, avançou, manifestando que o que existe é identificação de infetados via escola.

O autarca apelou, também, para a comunidade, de uma forma geral, manter-se vigilante, estar atenta à sintomatologia que possa estar relacionada com a doença e cumprir com as regras e diretrizes que foram definidas quer pela autoridade de saúde nacional, quer pelas entidades locais.