Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Comandante dos Bombeiros de Paredes é candidato à Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto

Fotografia: José Morais

O Comandante dos Bombeiros de Paredes, José Morais, confirmou que é candidato à Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto.

Ao Novum Canal, José Morais apresentou três razões para assumir esta candidatura, apontando a ligação  genética que tem com os bombeiros e com o voluntariado e que advém do seu avô, fortalecer o sentido de união das 47 corporações que integram a Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e a necessidade de imprimir alterações face às dificuldades que os bombeiros estão a atravessar.

Falando da sentido de união nas associações, José Morais realçou que a sua candidatura pretende reforçar esse sentido de  união, juntá-las num projeto que pretende ser mais inclusivo e alargado, que permita às diferentes corporações participarem  na definição dos objetivos da Federação, partilharem problemas, dificuldades e participarem nas soluções.

O candidato manifestou, também, que com a sua candidatura quer imprimir alterações que permitam ajudar as associações que, precisou, na sequência da crise sanitária viram as suas dificuldades financeiras acentuarem-se.

A este propósito, José Morais realçou que a sua candidatura deseja, também, constituir-se como um veículo na defesa  daquilo que são as principais dificuldades e prioridades dos bombeiros juntos das estruturas governativas,  sensibilizando igualmente, as câmaras municipais para a necessidade de continuarem a apoiar os bombeiros, em especial nesta fase, em que as solicitações são inúmeras e as fragilidades se fazem sentir com mais evidência.  

Fotografia: José Morais

O comandante dos Bombeiros de Paredes manifestou, também, que a sua experiência e o conhecimento de anos que tem dos bombeiros, quer a nível local, quer a nível da própria Federação, a vontade de mudança, que precisou, diz existir em muitas associações, e a experiência acumulada, são uma mais-valia e deixam-no motivado para enfrentar mais este desafio.

Além do conhecimento que tem das associações que integram a Federação, o candidato recordou que é o comandante mais antigo, em exercício, no distrito do Porto, exerce  funções de comandante dos Bombeiros de Paredes há 20 anos, esteve 14 anos ao Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil/ Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, razões que lhe conferem uma motivação acrescida e um capital de  confiança para continuar a defender  os bombeiros e o voluntariado.

José Morais esclareceu, ainda, que o seu programa eleitoral está a ser ultimado, sendo seu objetivo fazer um périplo pelas diferentes áreas do distrito, contactar com os presidentes e comandantes das várias associações para apresentar  aquelas que são as linhas principais do seu programa e auscultar quais as dificuldades  e objetivos de cada uma das coletividades.

O ato eleitoral ainda não tem data definida, mas deverá acontecer no final de novembro.