Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Movimento Rio Sousa promove colóquio sobre o Sousa e os seus afluentes

O Movimento Rio Sousa promove, este sábado, em Novelas, a partir das 16h00, o  colóquio “ Sousa, um Rio Vivo”, iniciativa que irá decorrer na Associação Recreativa Novelense.

A iniciativa irá abordar temas como “Importância Eco Sistémica dos Rios do Vale do Sousa”, por Pedro Soares, geógrafo docente no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) e, seguindo a conferência “Caracterização Ecológica e Medidas de Reabilitação do Rio Sousa”, por Rui Cortes, doutorado em Ciências Florestais e Professor Catedrático e membro do Concelho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

No âmbito da iniciativa será exibido um vídeo com um panorama do Rio Sousa focado no seu percurso no concelho de Penafiel. O vídeo foi produzido pela URTICA – Associação Para A Defesa do Ambiente e Ação Climática.

Segundo a organização, o colóquio “Sousa, um rio vivo” insere-se nas atividades que o Movimento Rio Sousa tem vindo a realizar em prol da bacia hidrográfica do Sousa. Pretende-se com este colóquio levantar conhecimento e debate em torno do Rio Sousa e seus afluentes, numa perspetiva de preservação de todo um património.

“Depois de na Marcha Pelo Rio Sousa, realizada em Penafiel, em 25 de setembro de 2019 ter congregado inúmeras pessoas numa demonstração de empenho na defesa do rio, o Movimento Rio Sousa reuniu com responsáveis de autarquias correlacionadas com a referida bacia hidrográfica. Através da realização do Colóquio “Sousa um Rio Vivo” o Movimento Rio Sousa espera que fique realçada a importância do Sousa no âmbito das regiões por onde esta se estende”, refere a nota de imprensa do Movimento Rio Sousa que nos foi enviada.