Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

A2000 homenageou municípios de Vila Real e Murça

Fotografia: Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000

A A2000, instituição particular de solidariedade social, homenageou, esta quarta-feira, os municípios de Vila Real e Murça pelo apoio que têm prestado ao desenvolvimento da instituição e das suas atividades em prol dos públicos mais vulneráveis.

Citado em comunicado, o presidente do Conselho Fiscal da A2000, Cesário Ferreira, enalteceu o trabalho da associação em prol da construção de uma sociedade mais inclusiva.

O responsável pelo Conselho Fiscal da A2000, agradeceu “a colaboração estratégica das duas câmaras presentes no desenvolvimento das atividades de apoio às pessoas com deficiência e incapacidade, tendo enaltecido o trabalho dos sócios fundadores, alguns deles presentes na cerimónia (António Ribeiro, Marina Teixeira e Soledade Mesquita)”.

Cesário Ferreira realçou “a governança e as capacidades de trabalho visionárias que tornaram a A2000 numa entidade de referência e âmbito regional”.

Referindo-se à aquisição das atuais instalações em Poiares – Peso da Régua destacou a “visão “premonitória” do presidente da direção e relevou o contributo decisivo do secretário da direção, Artur Guedes, em apoiar financeiramente a associação na aquisição destas instalações”.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eugénia Almeida, na sua intervenção, sublinhou a importância do “trabalho em rede”, no sentido da materialização de projetos como aqueles que a A2000 pretende concretizar na área social”.

Fotografia: Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000

Falando das novas instalações da A2000, a autarca elogiou publicamente o trabalho “da vereadora do município vila-realense, Mafalda Vaz de Carvalho, na área dos recursos humanos da autarquia, de modo a conseguir, por vezes “com tão pouco”, encontrar medidas de integração profissionais que fazem a diferença na qualidade de vida das pessoas integradas como na valorização dos serviços da autarquia”.

Eugénia Almeida  elogiou o papel e trabalho da “Câmara Municipal de Vila Real no domínio da inclusão socioprofissional, que tem sido potenciado pela ajuda providenciada pelos técnicos da A2000 neste domínio, referindo-se à contratação de cinco pessoas com deficiência ou incapacidade, aos  contratos emprego inserção + (CEI +) e ao acolhimento de vários formandos na modalidade de formação prática em contexto de trabalho”.

O presidente da Câmara de Murça sublinhou a importância da área social “como um domínio transversal à vida das pessoas e ao desenvolvimento do território”.

O autarca manifestou que, “por força do trabalho já realizado pela A2000 no seu concelho, “Murça já não é a mesma coisa e hoje a capacidade de resposta social no concelho é bastante maior do que no passado” (a Câmara de Murça  contratou cinco pessoas com deficiência ou incapacidade e tem sido referência nos contratos emprego inserção + (CEI +))”.

O autarca mostrou-se ainda “desagradavelmente surpreendido com os atrasos das entidades públicas nas respostas a diversas candidaturas a projetos apresentadas pela A2000 na área social, incentivando a Associação a reclamar face a essas situações de impasse”.

O chefe do executivo parabenizou a A2000 pelos seus vinte anos de história e os seus fundadores e dirigentes e relevou a “paciência e disponibilidade” do presidente da A2000 nas negociações que antecederam a implementação do projeto CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças”.

O autarca reconheceu, em particular, o “empenhamento do vice-presidente do município de Murça, António Marques, pelo trabalho realizado em estreita proximidade com a Associação., assim como o papel do secretário da A2000, Artur Guedes, no financiamento para a compra das novas instalações, manifestando que “é obrigação das instituições bancárias apoiarem este tipo de operações”.

“Foi ainda entregue uma medalha comemorativa dos 20 anos da A2000 aos municípios homenageados, ao secretário da Direção da A2000, Artur Guedes, e à União das Freguesias do Peso da Régua e Godim, na pessoa do seu presidente Manuel Monteiro”, refere o comunicado que nos foi enviado que informa que foram também hasteadas as bandeiras dos municípios de Murça e Vila Real, ato seguido de um Porto d’Honra.

A cerimónia contou com as presenças do presidente da direção, António Ribeiro;  do presidente do Conselho Fiscal da A2000, Cesário Ferreira; da vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eugénia Almeida e do presidente da Câmara Municipal de Murça, Mário Lopes.

Estiveram ainda presentes, o vice-presidente António Marques, a vereadora Vilma Pereira e o Presidente da Assembleia Municipal, António Ribeiro, da Câmara Municipal de Murça e a vereadora Mafalda Vaz de Carvalho, da Câmara Municipal de Vila Real.

Destaque, também, para a presença do presidente da União das Freguesias do Peso da Régua e Godim, Manuel Monteiro e dos membros dos órgãos sociais e colaboradores da A2000.

Refira-se que a A2000 já tinha homenageado, no dia 7 de setembro,  no âmbito do seu 20.º aniversário, a Câmara Municipal do Peso da Régua e as freguesias de: União de Freguesias de Poiares e Canelas e União de Freguesias de Galafura e Covelinhas, tendo agraciado no dia 14 do mesmo mês a Câmara Municipal de Santa Marta Penaguião e as Freguesias de União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; União das Freguesias de Louredo e Fornelos; Fontes; Sever; e Alvações do Corgo.

Já no dia 21 de setembro homenageou as Câmaras Municipais de Tabuaço e Armamar, com a presença da Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, e no dia 28 as Câmaras Municipais de Baião, Resende e Mesão Frio.