Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

CHTS avança com obras na maternidade num investimento 154 mil euros

Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) arrancou com obras de remodelação da área materno-infantil do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), localizada no Hospital Padre Américo, em Penafiel, num investimento de 154 309,38 euros.

Segundo o CHTS, a remodelação “vai ampliar a área e renovar enfermarias e vai implicar a realização de obras no piso 6, passando a garantir instalações mais modernas no internamento e uma hotelaria mais agradável e próxima de outras maternidades mais recentes”.

Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

De acordo com o CHTS, a “maternidade do Hospital Padre Américo é uma das maiores do país e dá assistência à vasta população de 520.000 habitantes (mais de 5% da população portuguesa), residente em 12 concelhos de 4 distritos”.

“Cerca de 2.500 crianças nascem todos os anos na maternidade do CHTS que possui ótimos indicadores de qualidade como, por exemplo, uma das mais baixas taxas de cesarianas. Em 2019, a taxa de cesarianas no CHTS foi de 23,1% e, a nível nacional, a taxa situou-se nos 29,79%”, referiu a instituição em comunicado..

Citado em comunicado, o presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, realçou que “com estas melhorias nas instalações, o conforto e privacidade que vamos poder proporcionar às mães e aos bebés serão significativamente melhores”.

Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

“Vão reforçar ainda mais o argumento de que a maternidade do Hospital Padre Américo é mesmo o local certo para que as mães venham dar à luz os seus filhos”, disse ainda.

“Com estas obras, que se estima poderem ficar concluídas no final do ano, vai ainda poder fazer-se uma gestão mais eficaz das camas, libertando espaços que poderão servir de apoio aos outros serviços, quer para permitir aumento de cirurgias, quer para internamento de outros doentes”, atalhou o centro hospitalar em comunicado.