Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo associa-se à campanha Outubro Rosa

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo vai associar-se à campanha Outubro Rosa: mês de prevenção do cancro da mama.

A iniciativa com tem como objetivos consciencializar a comunidade para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

A instituição deixou uma mensagem na sua página oficial na qual recordou que em Outubro se assinalam duas importantes efemérides: dia 15 de outubro, Dia da Saúde da Mama e dia 30, data em que se assinala o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

“Neste período lançamos o Outubro Rosa e desafiamos a população do Norte a mergulhar nesta “Onda Rosa”. Sabia que o Cancro da Mama, se detetado ou tratado precocemente, tem 90% de taxa de sobrevivência?”, referiu a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo, desafiando a comunicadade a participar nesta campanha e a contribuir para divulgar a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da mama.

A mesma instituição manifestou, também, que  “por todo o mundo, durante o mês de outubro, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com esta doença, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área do cancro da mama. Este movimento, conhecido por “Outubro Rosa” nasceu na década de 90, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama”.

Na mesma nota, a Casa do Hospital Padre Américo avançou que a “Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família a quem foi diagnosticado um cancro da mama”.

“O cancro de mama é um problema de saúde pública. Apesar de não ser dos mais letais, tem uma incidência elevada, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). De acordo com os últimos dados da International Agency for Research on Cancer (GLOBOCAN), o cancro de mama é o tipo de tumor mais comum na mulher e o segundo mais frequente em todo o mundo. Em 2018, registaram-se cerca de 2,1 milhões de novos casos e mais de 625.000 mortes por cancro de mama a nível mundial. Em Portugal, em 2018, foram identificados mais de 6.900 novos casos e cerca de 1.800 mortes por esta causa em Portugal. O cancro, e naturalmente o cancro da mama, acarreta implicações a nível físico, psicológico e social. Habitualmente conduz a uma qualidade de vida diminuída, sendo um dos principais problemas de saúde do século XXI. A Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza entre os seus serviços de apoio à mulher com cancro de mama, o Movimento Vencer e Viver (MVV)”, manifestou a organização em nota de imprensa que esclareceu que a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, associação cultural, recreativa, social e desportiva, associa-se pelo segundo ano consecutivo à iniciativa.

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo é uma organização sem fins lucrativos que funciona como um “espaço de partilha e divulgação das atividades e iniciativas desenvolvidas junto da comunidade associativa no Hospital Padre Américo e Hospital São Gonçalo”.