Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Escolas de Karaté Penafiel promoveu campanha de angariação de bens no Dia Mundial do Animal

Fotografia: Escolas de Karaté de Penafiel

A instituição Escolas de Karaté de Penafiel, coletividade de artes marciais no concelho de Penafiel, promoveu uma campanha de angariação de bens, no âmbito do Dia Mundial do Animal, tendo como objetivo ajudar o Centro de Recolha Oficial – Centro Veterinário Municipal.

Segundo a organização, esta ação contou com o apoio dos associados e respetivos familiares das Escolas de Karaté de Penafiel e pretendeu ajudar o Centro de Recolha Oficial – Centro Veterinário Municipal na sua missão de proteger e salvaguardar os animais que, nesta altura, devido às dificuldades sociais e económicas  de muitas famílias acabam por serem abandonados.

“Em plena época de pandemia com graves consequências sociais e económicas para famílias portuguesas, não podemos esquecer também daqueles que são os mais vulneráveis e desprotegidos: Os animais… O abandono de cães e gatos estão disparar em Penafiel e aqueles que desenvolvem um trabalho de mérito e grande esforço para atenuar este problema também necessitam da nossa ajuda! Vamos ajudar o CROP – Centro de Recolha de Animais Abandonados de Penafiel! Obrigado a todos praticantes/familiares das Escolas de Karate pela sua generosidade”, escreveu a organização  na página oficial das Escolas de Karaté de Penafiel.

Fotografia: Escolas de Karaté de Penafiel

Fonte ligada à organização contou que a ação contou com o apoio de cerca de 100 praticantes da instituição, sendo objetivo continuar a apoiar todos os anos o centro e os animais do concelho.

Refira-se que o CROCVM – Centro de Recolha Oficial – Centro Veterinário Municipal, é “um serviço municipal organicamente dependente da Divisão Ambiente e Transportes que funciona  sob a orientação técnica do médico veterinário municipal”.

Além da captura / recolha, transporte e alojamento de animais abandonados, errantes ou vadios, dispensa, também, “alojamento obrigatório dos animais para sequestro ou quarentena sanitária, ou o alojamento resultante de recolhas compulsivas determinadas pelas Autoridades Competentes; alojamento de animais provenientes de entregas voluntárias, no Canil Municipal de Penafiel ou com recolha ao domicílio, com perda da posse do animal pelo seu proprietário, mediante pagamento da respetiva taxa e occisão de animais de companhia, nos casos expressamente previstos no Regulamento do CROCVM de Penafiel”.

O Centro presta também os seguintes serviços: “execução das ações de profilaxia médico-sanitária, consideradas obrigatórias pelas Autoridades Sanitárias Veterinárias Competentes (Direcção Geral de Veterinária), mediante pagamento da respetiva taxa; identificação electrónica dos animais de companhia em regime de campanha, se assim for determinado pelas Autoridades Sanitárias Veterinárias Competentes, mediante pagamento da respetiva taxa; adoção de cães e gatos com obrigatoriedade de identificação electrónica dos canídeos adotados; recolha de cadáveres na via e locais públicos; aceitação de cadáveres por particulares e serviço de recolha de cadáveres ao domicílio, mediante pagamento da respetiva taxa”.

Compete, também, a este serviço proceder à “verificação gratuita de identificação eletrónica de animais de companhia e o empréstimo de equipamentos de captura de animais de companhia, assim como promover o serviço de captura de animal de companhia em propriedade privada a pedido do proprietário, mediante pagamento de taxa respetiva”.

O Centro de Recolha Oficial encontra-se localizado  no lote 9, sito na Zona Industrial n.º 2 de Penafiel.