Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Multiusos de Astromil inaugurado. Equipamento além da prática do desporto será usado para promover eventos culturais e recreativos.

Fotografia: Câmara de Paredes

Foi inaugurado, este domingo de manhã, o multiusos de Astromil, equipamento orçado em mais de 250 mil euros, que além do desporto vai ser realizado para acolher eventos culturais e atividades recreativas.

Ao Novum Canal, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, que presidiu à inauguração do espaço, reconheceu que o resultado final não poderia ter sido melhor, passando a comunidade a dispor de um equipamento único, com todas as condições para a prática das várias modalidades e que irá dignificar a freguesia e o concelho.

“Astromil além de não dispor de um equipamento para o desporto “indoor”, só dispunha de um polidesportivo ao ar livre, passa a dispor de um espaço para a prática de desporto e para acolher qualquer evento na freguesia”, disse, sustentando que o investimento da Câmara Municipal de Paredes foi superior a 250 mil euros e contou com cerca de 40 mil euros do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).  

O autarca recordou que este era um equipamento desejada pela comunidade local que dispunha anteriormente um polidesportivo, mas que vai passar a dispor de pavilhão multiusos com condições ímpares.

Fotografia: Câmara de Paredes

“ A nova infraestrutura está equipada com as valências necessárias para receber diversos eventos desportivos, culturais e atividades recreativas. É óbvio que o pavilhão vai ser utilizado por várias modalidades. Inicialmente será  utilizado pela Promov Rebordosa Andebol, mas o objetivo é que possa ser usado por outras modalidades, até pela equipa de andebol de Astromil que se pretende criar, numa fase posterior, e acolher os jogos do Paredes Handball Cup, caso a competição se venha a realizar no próximo ano”, expressou.

O presidente da Junta de Freguesia de Astromil, José Moreira, mostrou-se, também, agradado com o resultado final e a possibilidade da freguesia dispor, a partir de hoje, de um espaço único há muito idealizado pela comunidade local.

Falando do equipamento, o autarca admitiu que este era um equipamento que foi projetado por si, ainda jogava no polidesportivo, cuja execução contou com o apoio da Câmara de Paredes e da comunidade local que sempre esteve ao seu lado na concretização deste desiderato.

Fotografia: Câmara de Paredes

“Quando idealizei este projeto, falei com o presidente da câmara e a população teve conhecimento, houve de imediato uma entrega e um apoio ao projeto. Os proprietários dos terrenos evidenciaram total disponibilidade”, avançou, confirmando que o espaço numa primeira fase irá ser usado pela  equipa do Promov Rebordosa Andebol, mas a ideia passa por criar, numa fase posterior, uma equipa de andebol feminino, aproveitando as muitas atletas e praticantes da modalidade que existem na freguesia.

José Moreira manifestou, ainda, que além do andebol, o equipamento irá acolher outras modalidades, como o atletismo que passará a usar o multiusos para treinar.

O diretor Regional Norte do IPDJ, Vítor Dias, enalteceu a aposta que a Câmara de Paredes tem feito na edificação destes equipamentos e na criação de condições que possibilitem aos jovens e às coletividades terem condições para a promoção do desporto e da atividade física.

“Paredes tem sido um município extraordinário porque tem-nos acompanhado neste processo, o município tem feito uma aposta em modalidades diferentes, tem procurado abranger  todo o território e potenciar aquilo que são as características endógenas do concelho.  Esta é obra que ficou muito bonita e foi concluída de forma célere”, afiançou, sublinhando que este é um ano atípico, mas é fundamental que os poderes públicos, as associações, clubes e demais entidades e instituições continuem irmanadas no objetivo de continuar  a apoiar o desporto, dotando os territórios de condições para a sua prática.

Fotografia: Câmara de Paredes

“Não podemos parar, temos de dar um sinal de confiança à comunidade de que é possível continuar a praticar desporto com segurança, cumprindo as regras da DGS e do Governo”, acrescentou.  

A obra, financiada pela Câmara Municipal de Paredes, contou ainda com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do PRID- Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas. 

Fotografia: Câmara de Paredes

 A cerimónia de inauguração do multiúsos de Astromil contou com as presenças do vice-presidente Francisco Leal, da vereadora Beatriz Meireles, dos vereadores Paulo Silva e Elias Barros, do presidente da Junta de Freguesia de Astromil, José Moreira, e do executivo da Junta, do diretor Regional do IPDJ, Vítor Dias, e do presidente da Associação Desportiva e Cultura de Astromil, Jorge Gomes.

A inauguração contou, também, com as presenças do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, e do presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins.

O padre Ilídio Santos benzeu o equipamento.