Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Cruz Vermelha de Vilela reforça parque automóvel com três novas viaturas

A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vilela viu o seu parque  automóvel reforçado, este sábado, com a bênção de três novas viaturas.

Uma ambulância de emergência pré-hospitalar foi oferecida pelo município de Paredes, sendo que duas ambulâncias de transporte de doentes foram oferta das empresas Fibromade e Justa & Carneiro.

O presidente da Cruz Vermelha de Vilela, Joaquim Dias, parabenizou os dois empresários e o apoio  da Câmara de Paredes, realçando que a comunidade necessidade de apoio e estas ações vão permitir que a delegação de Vilela continue a prestar o melhor apoio possível ao utentes e à população local.

“Verificamos que a frota estava a necessitar de ser requalificada e temos de transportar os nossos doentes nas melhores condições, daí estas três viaturas serem fundamentais para a Delegação continuar a prestar um bom serviço, até porque a instituição já abrange várias freguesias”, disse, salientando que a delegação tem 11 viaturas, quatro de emergência e as outras de transporte.

“Temos inúmeras solicitações e a comunidade não pode deixar de ser assistida nas melhores condições”, expressou, reiterando o apoio que a câmara municipal tem dado à instituição.

“A câmara está de parabéns e quero deixar uma palavra de apreço ao vereador Elias Barros que desde o início se empenhou neste processo e em nos ajudar. Quero também agradecer aos dois empresários, Fibromade e Justa & Carneiro, pela colaboração e apoio que têm dado à instituição”, salientou, sustentando que a delegação tem 80 voluntários a fazerem emergência, dispondo a instituição uma vertente social que conta com o apoio de cerca de vinte pessoas.

Falando daquilo que são as necessidades da Delegação de Vilela, Joaquim Dias reconheceu  que as dificuldades financeiras são a principal obstáculo com que instituição se vê confrontada, agravadas pelo ano atípico e pela crise sanitária que a região e o país continuam a viver.

“Com todas as dificuldades e problemas com que somos frequentemente afrontados, não é fácil gerir estas casas”, acrescentou.  

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, que presidiu à cerimónia, acompanhado pelo vice-presidente, Francisco Leal, do vereador da Proteção Civil, Elias Barros, do vereador com o pelouro da Saúde, Paulo Silva, realçou o apoio que a autarquia fez na aquisição de uma das viaturas, cujo montante ascendeu os 50 mil euros.

“Nesta fase final, pediram-nos para colocar mais um desfibrilhador e mais alguns equipamentos no valor de 10 mil euros e vamos reforçar esse valor com mais 10 mil euros”, expressou, sublinhando que esta viatura está totalmente equipada para a emergência e vem reforçar a capacidade de resposta da delegação na emergência hospitalar, mas também no apoio à comunidade, no cumprimento daquilo que são os seus desígnios e a sua missão.

O chefe do executivo destacou, também, que a autarquia sempre que solicitada e no âmbito daquilo que são as suas competências no domínio da proteção civil tem colaborado com os demais agentes e atores do concelho.

“Estamos focados e empenhados nas obras que estão a decorrer no quartel dos Bombeiros de Rebordosa, no quartel de Lordelo, vamos apoiar obras que vão fazer-se no quartel de Cete. Sempre que é necessário temos que estar presentes e tentar ajudar porque somos também responsáveis pela proteção civil”, declarou, reiterando que as três novas viaturas vão contribuir para requalificar o parque automóvel e dotar a instituição de meios renovados que permitem garantir e prestar um melhor socorro à população.

A cerimónia contou, também, com a presença da presidente da Junta de Freguesia de Vilela, Mariana Machado, do empresário Domingos Barros e da empresa Justa & Carneiro, voluntários, entre outros convidados.

O padre Paulo Pinto procedeu à bênção das viaturas.