Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Atleta penafidelense foi o melhor português em competição mundial de Taekwondo

Fotografia: Flávio Moreira

O atleta penafidelense Flávio Moreira, da escola XAIRAS Taekwondo Penafiel, foi o melhor atleta português na Lents Taekwondo Worldwide Sports Online Open 2020 formas criativas,  competição internacional que decorreu  online em virtude da crise sanitária que  continua a atingir vários países e contou com a presença de 1123 executantes.

Ao Novum Canal, Flávio Moreira realçou o facto de ter obtido o 11.º lugar e ter sido considerado o melhor atleta nacional,  mas confirmou que está apostado em continuar a trabalhar, arrecadar medalhas e prestigiar a modalidade e a cidade de Penafiel.

 “Ser o melhor português soube a pouco, quero e vou conseguir no futuro trazer novamente uma medalha para Penafiel. Significa que vou trabalhar ainda mais para ser o melhor Europeu”, disse, salientado que na vertente formas criativas a competição contou com a presença de cerca de 100 atletas, tendo a oportunidade de participar na competição surgido com a pandemia.

Questionado se a classificação obtida fez jus ao trabalho que tem realizado e da própria escola Xairas Taekwondo Penafiel, o atleta destacou que trabalha sempre com o objetivo de garantir a melhor prestação.

Fotografia: Flávio Moreira

“Trabalhamos para conseguir o melhor resultado possível, como tal, não foi o desejado, com mais apoios de parceiros, sim, seria uma realidade sonhar com o pódio”, frisou, insistindo na ideia de que se tivesse conseguido arranjar outros apoios, o resultado poderia ter sido diferente.  

“Competi com atletas profissionais com sponsores de nome Adidas, Red Bull, com os devidos apoios conseguiria melhores condições para treinar”, avançou.

Interpelado sobre a coreografia que lhe valeu o 11.º lugar, Flávio Moreira esclareceu que a sua  coreografia consistiu numa mistura de combinações de ataques e defesas de braços, juntamente com pontapés e acrobacias em harmonia com a música.

Fotografia: Flávio Moreira

O atleta realçou, também, o apoio que obteve do Clube Basquetebol de Penafiel, da secção de ginástica do Clube Basquetebol de Penafiel e da professor Paula Oliveira na fase de preparação  para esta competição.

“Como referido anteriormente, não tivemos nenhum apoio municipal, apenas contamos com a boa vontade dos atletas, treinadores e encarregados de educação. Contei com o apoio do Clube de Basquetebol de Penafiel – secção de ginástica e Ricardo Oliveira nas filmagens realizadas”, expressou.

Quanto aos próximos objetivos desportivos, o atleta penafidelense referiu que já em novembro vai tentar participar numa competição internacional, em equipa mista, sendo também seu desiderato, a nível individual, melhorar a classificação obtida (pódio).

Referindo-se à escola Xairas Taekwondo Penafiel, Flávio Moreira declarou que Xairas Taekwondo Penafiel é uma escola de artes marciais e estúdio de fitness que tem como objetivo potencializar todas as capacidades do desenvolvimento humano.

Fotografia: Flávio Moreira

“ A escola surgiu após concluir a licenciatura em Atividade Física, Saúde e Desporto na CESPU – Cooperativa De Ensino Superior Politécnico Universitário, com a ideia de ter uma escola referência no Taekwondo exibição e Tricking”, disse, sublinhando que a instituição tem três anos, e tem como metas a aposta na formação e fazer do desporto uma escola de valores para a comunidade.

“Queremos que todos superem os seus limites”, avançou, manifestando que Xairas Taekwondo Penafiel participou já no  Open de poomsae Esposende 2018 e 2019; no  Campeonato distrital Taekwondo formas reconhecidas 2016, 2017, 2018, 2019; Campeonato Europeu online 2020; Campeonato Europeu Taekwondo de praia Turquia 2019; no  Campeonato Mundial de Artes Marciais WAC 2016, 2017, 2018, 2019 e no Open internacional online de formas criativas 2020.

O atleta penafidelense confirmou que a curto prazo da Xairas Taekwondo Penafiel tem como propósitos conquistar um titulo internacional por equipa e a médio prazo atingir mais de 100 atletas federados.

Fotografia: Flávio Moreira

Flávio Moreira declarou que o taekwondo e a vertente de formas criativas têm vindo a aumentar de formar exponencial, salientando que Xairas Taekwondo Penafiel é a única especializada em Portugal

“A nossa escola é a primeira e única especializada em Portugal, e tem tido um crescimento exponencial”, referiu, avançando que existem 35 executantes registados a praticar Taekwondo na vertente formas criativas e Tricking.