Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

42.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa marcado pela bênção de duas viaturas

O 42.ª aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, este ano em formato diferente, e sem o habitual convívio com os associados e comunidade local, ficou marcado pela bênção uma viatura de combate aos incêndios florestais e uma ambulância de transporte de doentes não urgentes.

Ao Novum Canal, o comandante dos Bombeiros de Rebordosa, Simão Barbosa, realçou que apesar da adequação às circunstâncias que o país está a viver na sequência da crise sanitária,  a instituição e o corpo ativo  não deixaram de comemorar aquele que é o momento mais importante da associação.

Optamos apenas por  fazer uma formatura simbólica, com o estandarte e escolta da associação, sem as habituais condecoração e promoções, o desfile que habitualmente realizamos no aniversário, assim como a tradicional missa”, disse.

Falando daquilo que é o atual parque automóvel, Simão Barbosa reconheceu que as duas viaturas, adquiridas a expensas da Associação Humanitária dos Bombeiros de Rebordosa, são uma mais-valia para o corpo ativo que vão reforçar as já existentes. Sobre a viatura de combate a incêndios florestais, agora, adquirida, o responsável  pelo corpo ativo admitiu que é um meio necessário e que fazia falta à corporação cuja área de influência da corporação, este Verão, foi bastante fustigada pelas ignições.

Quanto à viatura de transporte de doentes não urgentes, Simão Barbosa realçou que é também uma mais-valia, e embora mais pequena que as normais viaturas de transporte de doentes não urgentes, tem capacidade apenas para duas pessoas, permite entrar em zonas onde as demais não conseguem.

Enquanto comandante compete-me obviamente zelar pela segurança dos operacionais e reforço dos equipamentos e material.  Queremos sempre mais, mas na corporação temos tentado adequar os meios às necessidades e os dispositivos que dispomos são suficientes”, expressou, sustentando que a corporação tem 128 operacionais no ativo, entre os quais um número significativo de senhoras.

Fotografia: Câmara de Paredes

O responsável pelo corpo ativo dos Bombeiros de Rebordosa relevou, também, o facto do atual quartel dos bombeiros, uma estrutura com 30 anos de existência, estar a ser alvo de requalificação, devendo as obras estarem concluídas no próximo ano.

Referindo-se à intervenção, Simão Barbosa reconheceu que esta é uma intervenção de fundo, que prevê camaratas masculinas e femininas, precisamente para fazer face, também, ao número de jovens do sexo feminino que passaram a integrar a corporação, balneários para fardamento, salas para formação, gabinetes de comando, gabinetes de secretariado, uma central nova, com todo o equipamento, uma sala de bombeiros, entre outras valências.

“Estamos a falar de uma requalificação quase de raiz”, afiançou, sustentando que  o montante do investimento é de cerca de um milhão e duzentos mil euros, sendo que a Câmara de Paredes comparticipou com cerca de 300 mil euros, sendo o restante custeado a expensas da associação.

Fotografia: Câmara de Paredes

O aniversário contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, do vereador da Proteção Civil, Elias Barros.

Segundo o município, o executivo presenteou os Bombeiros Voluntários de Rebordosa com 30 mil euros, subsídio atribuído para a aquisição do novo veículo de combate a incêndios florestais.

A cerimónia contou também com a presença do Padre Ilídio Santos, da presidente da Junta de Freguesia, Salomé Santos, do seu executivo, e da direção e comando dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa.