Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

1.ª edição do concurso Petiscando arrancou com 15 estabelecimentos

Arrancou, esta quinta-feira, a 1.ª edição do concurso gastronómico  Petiscando, iniciativa organizada pela Associação Empresarial de Penafiel em colaboração com a Câmara de Penafiel, num evento que conta com 15 estabelecimentos ligados à restauração e que decorre até dia 11.

Segundo a organização,  no primeiro dia da edição, o júri fez a primeira prova de petiscos na freguesia de Abragão, visitando o restaurante Rocha com o petisco a concurso “Revueltos de Cogumelo Portobello, Ovo e Presunto”. Seguiu-se o restaurante Solar do Souto que serviu a sua famosa “Isca de S. Martinho.

Para além do presidente da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado, o júri foi composto pelo vereador da Câmara Municipal Penafiel, Pedro Cepeda e pelos presidente e secretário da Junta de Freguesia de Abragão, José Manuel Sousa e Roberto Silva.

Durante os próximos dias o júri irá visitar todos os 15 estabelecimentos aderentes para a avaliação dos seus petiscos.

Além da votação do júri que irá colocar à prova a criatividade dos empresários da restauração e similares do concelho Penafiel, com o objetivo de eleger o melhor e mais original petisco, o concurso permite que as fotografias dos petiscos dos estabelecimentos participantes sejam votadas online, habilitando-se ao «Prémio do Público».

O petisco com mais «gostos» será o vencedor.

Refira-se que o concurso Petiscando tem como metas “promover e divulgar a Gastronomia do concelho junto da população em geral e de todos os visitantes, tendo como base a confeção de pratos criativos e típicos da região, pretendendo-se contribuir para a dinamização da restauração local bem como a melhoria da oferta turística do concelho”.

Fotografia: Associação Empresarial de Penafiel

Segundo  o regulamento, “serão admitidos a concurso todos os estabelecimentos de restauração e similares do concelho de Penafiel, que deverão apresentar e servir durante os dias da iniciativa um petisco ou especialidade de referência do seu estabelecimento, com um valor nunca superior a cinco euros, onde serão avaliados por um júri tendo em consideração alguns parâmetros de ponderação como a apreciação visual, degustativa, qualidade dos produtos, a criatividade assim como o atendimento e nome dado ao petisco”.

O regulamento estipula que serão definidos prémios aos três primeiros classificados do «Prémio do Júri», um prémio ao estabelecimento que obtiver mais “gostos” na fotografia do seu petisco num álbum de fotografias do concurso que estará presente na página de Facebook da Associação Empresarial de Penafiel.

O  1.º Prémio do Júri consiste num fim de semana gastronómico na Região Demarcada do Douro para duas pessoas e uma publirreportagem em jornal do concelho de Penafiel.

O 2.º Prémio do Júri é ma publirreportagem em jornal do concelho de Penafiel e o 3.º Prémio do Júri prevê uma inserção publicitária de página inteira em jornal do concelho de Penafiel.

O Prémio do Público prevê, também, uma inserção de meia página em jornal do concelho de Penafiel.