Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

PS Paço de Sousa avança para primárias para escolha do candidato à Junta de Freguesia

Fotografia: PS Penafiel

A secção do PS Paço de Sousa, Penafiel, deliberou, esta quarta-feira, por unanimidade, avançar para primárias no processo de escolha do candidato à junta de freguesia de Paço de Sousa.  

O Novum Canal sabe que com esta decisão, a secção PS Paço de Sousa decidiu propor à Comissão Política de Penafiel do Partido Socialista a ratificação da abertura de um processo de escolha do candidato à presidência da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, através da realização de primárias abertas com a participação de militantes e simpatizantes do partido residentes na freguesia.

A deliberação confirma que os estatutos do Partido Socialista permitem e privilegiam que as estruturas locais concelhia e secções “sejam os principais atores e decisores dos candidatos a apresentar pelo Partido em eleições autárquicas”, confirmando que esta esta indicação é juridicamente suportada pelos estatutos do Partido Socialista, “indicando o primeiro o órgão competente para aprovação e o segundo consubstanciando os pressupostos de facto e de direito para o processo de escolha através de primárias abertas a todos os militantes e simpatizantes”.

A deliberação esclarece, também, que este procedimento foi já escolhido pela Comissão Política Concelhia do PS de Vila do Conde, com aceitação e ratificação dos órgãos dirigentes da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista. Refira-se que no caso de Vila do Conde, o PS local anunciou já a convocação de diretas num processo inédito a nível autárquico.

A deliberação aprovada pela secção do PS Paço de Sousa defende que a realização de primárias abertas a militantes e simpatizantes da freguesia fomenta e promove o princípio de aproximação dos eleitores aos eleitos, permitindo designar os melhores, com mais mérito, tendo como meta final recuperar a presidência da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, que sempre foi liderada pelo PS até 2017.

A deliberação clarifica que a realização de primárias servirá, também, como um impulso e motivação adicional na criação de dinâmicas para conseguir reganhar em 2021 a presidência da Junta de Freguesia, confirmando estarem reunidas todas as condições para, em articulação com a concelhia e distrital do PS,  afirmar aquilo que são os valores de cidadania, democracia e meritocracia que a realização de primárias permitem.

Com esta metodologia, a secção do PS de Paço de Sousa pretende, também, mobilizar muito dos descontentes e abstencionistas a participarem ativamente em atos eleitorais.

A deliberação remete, ainda, para declarações do líder da distrital do PS Porto, Manuel Pizarro e Pedro Bacelar de Vasconcelos, deputado e conhecido Professor de Direito Constitucional na Escola de Direito da Universidade do Minho, presidente da Comissão Eleitoral das Eleições Primárias do PS Vila do Conde marcadas para 15 de novembro, tendo como pano de fundo este procedimento das primárias.

Contactado pelo Novum Canal, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS Penafiel, Nuno Araújo, afirmou não ter conhecimento da deliberação.