Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Investigador paredense assinala 5 de Outubro com apresentação do livro “Paredes e a Primeira República”

O investigador paredense, Ivo Rafael Silva, apresenta, segunda-feira, dia em que se comemora a implantação da República, no âmbito dos 110 anos da Implantação da República, o seu mais recente trabalho  intitulado “Paredes e a Primeira República”.

A apresentação está agendada, para as 11h00, no salão nobre dos Paços do Concelho de Paredes, e irá decorrer da cerimónia, sendo que devido às limitações sanitárias do período de contingência, a sessão decorrerá com presenças reservadas e por convite.

Citando um dos nomes maiores da historiografia portuguesa contemporânea, A. H. de Oliveira Marques, «não se poderá conhecer perfeitamente a história do País durante a 1ª República, qualquer que seja o aspecto considerado, sem penetrar na problemática regional e local, observar a vida das freguesias, dos concelhos, dos distritos e das grandes regiões, o autor esclareceu que “Paredes e a Primeira República” parte, como o próprio nome indicada, precisamente ao encontro das especificidades locais do período histórico balizado entre a Implantação da República (1910) e a instauração da Ditadura Militar (1926).

“Neste âmbito, poder-se-á afirmar que este território foi terreno fértil de acontecimentos que nos auxiliam no entendimento do contexto nacional. O município foi mesmo um dos mais destacados palcos turbulentos da conflitualidade religiosa de um país em crise e mergulhado numa guerra civil intermitente. A abordagem a factos e a figuras da sociedade paredense de finais do século XIX e princípios do século XX, permite obter um desenho bastante mais claro de uma realidade histórica muito peculiar, marcada pela instabilidade e pela polémica, embora hoje ainda genericamente ignorada”, disse.

O autor destacou que  “o resultado da investigação iniciada algures no ano de 2016 – na recta final da elaboração de «Paredenses na Grande Guerra» – começou por vir parcialmente a público sob a forma de artigos quinzenais no jornal «O Paredense». Cerca de 60% do trabalho foi publicado nesses artigos, estando por isso os restantes 40% agora compilados neste livro pela primeira vez. Ao serem transpostas para esta nova publicação, grande parte das crónicas já publicadas foram alvo de concreções e adendas de diversa ordem. Apresenta-se agora, pois, a versão mais actualizada e revista da investigação levada a cabo”.

 O livro tem 423 páginas, agrupadas em 61 artigos, da autoria do investigador Ivo Rafael Silva.

Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Paredes em parceria com o Centro de Estudos Interculturais do ISCAP (P.Porto).

Ivo Rafael Silva é natural de Recarei, Paredes, é licenciado em Assessoria e Tradução e mestre em Tradução e Interpretação Especializadas e nvestigador do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-IPP.

Das várias obras que já publicou destacam-se “Villa Recaredi: Estudo Histórico e Etnográfico da Freguesia e Paróquia de Recarei. Junta de Freguesia de Recarei, 2008. [coordenador e co-autor]”, “Recarei e o Sacerdócio. Paróquia de Recarei, 2010. [coordenador e co-autor]”, “Crónicas Recaredenses: Subsídios para História de Recarei. Ed. Autor, 2013. [autor]” e “ Paredenses na Grande Guerra 1914-1918. Câmara Municipal de Paredes/CEI-ISCAP, 2017”.

Ivo Rafael Silva é também autor de vários artigos em publicações científicas.