Novum Canal

mobile

tablet

GNR Penafiel captura macaco-prego

Partilhar por:

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Penafiel, capturou esta terça-feira, um macaco-prego, Cebus apella, no concelho de Penafiel.

Segundo as autoridades, a localização do macaco resultou de uma “denúncia a informar que um macaco se encontrava numa habitação devoluta”.

De acordo com a GNR, “os militares da Guarda deslocaram-se ao local onde, após a localização do animal, entraram em contacto com a veterinária municipal para poderem capturar o mamífero em segurança que se afastava a cada tentativa de aproximação dos militares, dificultando assim a operação de resgate”.

Devido à falta de segurança das condições da habitação, foi colocada, junto a uma chaminé, uma armadilha de captura de animais com alimentos no seu interior para chamar a sua atenção, resultando na captura do macaco-prego em segurança. Após uma análise ao primata, os peritos constataram tratar-se de um exemplar Cebus apella fêmea, não apresentando quaisquer ferimentos nem possuindo transponder, tendo sido entregue no Zoo da Maia”, lê-se no comunicado que as autoridades nos enviaram que informa que:  

Fotografia: GNR

O macaco-prego, Cebus apella, é um mamífero de porte médio, pesando entre 1,3 kg e 4,8 kg, podendo atingir os 48 cm de altura, com cauda preênsil, ou seja, com a capacidade de se agarrar, embora não tenha a mesma mobilidade de primatas de outras espécies. A cor da pelagem varia entre as espécies e os indivíduos, permitindo o reconhecimento destes”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!