Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Detetada Legionella em dois estabelecimentos de ensino de Paredes. Autarquia revelou que cumpriu com normas atuais da DGS

Foi identificada legionella em dois estabelecimentos de ensino  do concelho de Paredes, no Centro Escolar de Recarei e de Mouriz.

Em nota enviada ao Novum Canal, a Câmara Municipal de Paredes esclareceu que “possui um procedimento para fazer análises à legionella com a regularidade prevista na legislação e foi no âmbito da realização dessas mesmas análises que foi detetada a presença em dois dos centros escolares analisados: Recarei e Mouriz”.

De acordo com a autarquia,  por indicação da delegada de saúde procedeu-se ao  encerramento dos refeitórios e cantina, desligado o circuito de água quente, sendo que os balneários estavam já fechados.

“As medidas adotadas foram as determinadas pela Delegada de Saúde, encerramento dos refeitórios e cantina, desligado o circuito de água quente e os balneários estavam já encerrados, uma vez que as norma da DGS sobre a pandemia da Covid-19 a tal obriga, foram criados espaços alternativos para os alunos efetuarem as refeições, cumprindo com as normas atuais da DGS”, esclareceu  município.

“Os estabelecimentos de ensino estavam parados desde março, apesar das medidas preventivas tomadas antes do arranque do inicio do ano letivo, presume-se que tal se deva a este facto. Por orientação da Delegada de Saúde as escolas continuam a funcionar, com as adaptações anteriormente referidas”, informou a autarquia.