Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Castelo de Paiva: Academia de Música recebe pontuação máxima na avaliação do ensino artístico especializado

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

A Academia de Música de Castelo de Paiva – AMCP recebeu pontuação máxima na avaliação do ensino artístico especializado.

Em comunicado, o município realçou que depois de analisar os critérios e subcritérios previstos no aviso de abertura, a comissão atribuiu à AMCP, 99 pontos em 100 possíveis, ou seja a pontuação máxima.

“A pontuação obtida vem confirmar a avaliação realizada em 2018 no âmbito do Contrato de Patrocínio 2018-2024, sendo que, nessa avaliação, a AMCP foi igualmente a escola do ensino especializado de música mais bem pontuada com 98,5 pontos, sendo a única escola do país a obter nas duas candidaturas, a mais elevada pontuação”, lê-se na nota de imprensa que nos foi enviada que acrescenta que “a avaliação reflete a excelência do Projeto Educativo traduzido em metas das quais se realçam os resultados escolares dos alunos, quer individualmente, quer em projetos de música de conjunto”, refere a nota da autarquia.

Recorde-se que Coro de Câmara participou em 2019 no Grand Prix of Nations e IV European Choir Games, Gotemburgo-Suécia, tendo obtido uma medalha de ouro e duas de prata, consolidando os resultados obtidos dois anos antes nos “World Choirs Games” em Sochi, Federação da Rússia.

A Orquestra de Sopros obteve o 1º prémio no Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D’Ouro”, secção Académica, realizado em 2018 no Europarque e organizado pela Academia Portuguesa de Banda e nos concursos a que se candidataram foram vários os prémios alcançados pelos alunos em certames nacionais e internacionais.

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

A Academia de Musica de Castelo de Paiva leciona cursos básicos e secundários de música em regime articulado e supletivo, frequentando a Academia cerca de 500 alunos e lecionam 40 professores, com os alunos a ser oriundos de um território que abrange os concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Penafiel, Marco de Canaveses e Arouca, recebendo ainda alunos de Baião e Resende.

Desde 2019, a Fundação “La Caixa”/BPI constituiu-se como principal patrocinador do Plano Plurianual de Atividades, nomeadamente no apoio ao Concurso Ibero-americano do Clarinete, Academia Ibero-americana do Clarinete e Concurso Internacional de Trombone.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, destacou o primor e a exigência do ensino artístico da instituição paivense, tendo expressado felicitações à AMCP e ao seu diretor pedagógico, Agostinho Vieira.

O autarca paivense deixou uma palavra de apreço e gratidão pelo projeto educativo, sustentado no trabalho dos seus dirigentes, corpo docente, funcionários, alunos e comunidade educativa.