Câmara de Castelo de Paiva atribuiu apoios financeiros a criadores paivenses da raça arouquesa
Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva deliberou atribuir apoios financeiros aos criadores sedeados no concelho, inscritos na ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, no montante de 50 euros por cabeça.
Segundo a autarquia foram contemplados com este inventivo nove criadores locais, 102 exemplares desta raça, num valor de cerca de 5100 euros, num gesto que teve como objetivos reconhecer a importância da agricultura na economia do concelho e o crescimento que se verifica ao nível da produção de gado bovino da raça arouquesa.
A iniciativa tem, também, promover emprego neste setor de atividade.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, lamentou a impossibilidade, deste ano, não se realizarem os concursos de gado devido à crise sanitária, que continua a afetar a região e o país, realçando a importância destas iniciativas e destes apoios, como um forte incentivo e estímulo aos criadores da região.

O autarca enalteceu as entidades que em Castelo de Paiva promovem estes concursos e mostrou-se satisfeito pelos esforços que continuam a ser dados, no sentido de apoiar os criadores, lutar pela promoção e preservação da Raça Arouquesa.
O chefe do executivo exaltou o trabalho desenvolvido pela ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, com sede em Cinfães e delegação em Castelo de Paiva, o esforço e o empenho feito pelos agricultores e criadores que ainda apostam nesta raça autóctone, cuja carne tem denominação de origem protegida e está certificada desde 1998.
Gonçalo Rocha destacou a ação da “ANCRA – Associação Nacional de Criadores de Raça Arouquesa”, no apoio que presta aos produtores locais, sendo um suporte fundamental na criação e desenvolvimento deste setor de atividade no nosso concelho, especificando a continuidade deste apoio financeiro.
Com a entrega destes incentivos, a autarquia pretende apoiar os criadores paivenses, valorizar e proteger esta raça autóctone evidenciada no território da ADRIMAG.
O incentivo financeiro foi agora entregue à “ANCRA – Associação Nacional de Criadores de Raça Arouquesa”, enquanto associação representativa dos produtores de bovinos da raça arouquesa, que por sua vez o canalizará para os respetivos produtores do concelho que foram contemplados.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Baião2022.08.10Baião lança concurso da requalificação da EN 304-3 que serve o concelho e o município de Resende
Desporto2022.08.10Cinfães: Associação Desportiva de Piães sobe à Liga de Honra da A. F. Viseu
Região2022.08.10Municípios da região assinalam Dia Internacional da Juventude
Desporto2022.08.10FC Paços de Ferreira manifesta profundo pesar pela morte de Chalana