Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

«Entrei na universidade!! E agora?!», artigo de opinião Dra. Carla Moreira

Este fim de semana foram conhecidos os resultados das colocações da 1ª fase do concurso de acesso ao ensino superior público! Se foste colocado, parabéns! Estás no Ensino superior! Este texto é para ti!!”

«Este fim de semana foram conhecidos os resultados das colocações da 1ª fase do concurso de acesso ao ensino superior público! Se foste colocado, parabéns! Estás no Ensino Superior! Este texto é para ti!!

Se ainda não foste colocado, não desanimes! A partir de amanhã, dia 28 e até 9 de outubro poderás apresentar a tua candidatura à 2ª fase do concurso de acesso; as vagas totais e finais serão divulgadas a 7 de outubro (às disponibilizadas agora, irão acrescer outras decorrentes da não efetivação da matrícula, concurso especiais e contingentes específicos não preenchidos na totalidade, entre outras). Está atento!

Já sabes então, onde passarás os próximos anos da tua vida! Estás a iniciar uma nova etapa!

A partir de amanhã e até dia 2 de outubro, habitualmente poderias dirigir-te à instituição de ensino superior onde ficaste colocado para realizares a matrícula, mas este ano a mesma será realizada preferencialmente online, tendo em conta as restrições impostas pelo situação de pandemia, sendo que para tal deverás consultar a página da instituição.

O ano letivo deverá iniciar-se a partir de 6 de outubro, na generalidade das instituições, para os alunos do primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados; este ano, umas semanas mais tarde, em virtude de todo o processo ter decorrido também mais tarde, como sabes. Não deixes no entanto de consultar o calendário escolar da tua instituição.

Talvez tenhas dúvidas em relação à forma como decorrerão as aulas, tendo em conta o cenário de Ensino à Distância que experienciaste desde março. As atividades letivas privilegiarão o regime presencial, não obstante as restrições relativas à pandemia do Sarscov-2 (número de alunos em sala, horários desfasado, etc), no que se refere às aulas práticas; as aulas teóricas poderão ser organizadas de outra forma (ex: modalidade de Ensino à Distancia,…), mas deverás consultar os horários e informações na página da instituição. Cada instituição poderá apresentar formas de funcionamento diferentes, dada a sua autonomia.

Se pretendes candidatar-te a uma bolsa de estudo deverás contactar os Serviços de Ação Social da Universidade e atender à informação no site da DGES (esta bolsa destina-se a estudantes economicamente carenciados).

Existe ainda a possibilidade de concurso a uma bolsa de mérito (destina-se as alunos com os melhores resultado académicos).

As instituições têm habitualmente organizadas um conjunto de atividades para receber os novos alunos! Este ano não será exceção, respeitando as orientações da DGS! Além das atividades que a tua faculdade/instituto tem preparadas para ti, a Universidade também terá o seu papel!

Se fores um aluno deslocado, irás precisar de alojamento. A Universidade tem um conjunto de residências universitárias, que podem ser do teu interesse. No entanto, estas destinam-se preferencialmente aos alunos bolseiros dos Serviços de Ação Social. É habitual as associações de estudantes disponibilizarem informação sobre alojamento local.

Feitas todas as diligências e burocracias é tempo de sentires a Academia e de aprofundares o conhecimento sobre a cidade e o local onde vais passar os próximos ano da tua vida! Participa na vida académica! Se gostas de música, se tocas um instrumento musical, cantas, ou aprecias teatro, participa no Orfeão, na Tuna da Faculdade e/ou da Universidade!

Não esqueças das ações de voluntariado que podes desenvolver e que contribuem para a tua formação pessoal e profissional, promovendo o teu desenvolvimento psicossocial. Informa-te junto das Associações de Estudantes. Promove o associativismo, junta-te à Associação de estudantes da tua Faculdade.

Pratica desporto! Cuida de ti! Cuida da dimensão física e psicológica. Informa-te na tua faculdade/instituto e/ou universidade. Estas dispõem de estruturas e serviços para os alunos.

Para além da atividade escolar, é importante viveres este período como jovem adulto que és e continuares a construir o teu caminho, experienciando áreas e dimensões que te permitam crescer como ser humano e como profissional em que te tornarás!

A todos os jovens caloiros que a partir de agora, trilham um novo percurso escolar, mas em particular aos meus orientandos, parabéns!! Estou orgulhosa pela resiliência e adaptabilidade que demonstraram às exigências do ano letivo!! Muitos parabéns!!»