Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Lousada: Entregues quatro apartamentos no Bairro Dr. Abílio Moreira

Foram entregues, no dia 21 deste mês, quatro apartamentos no Bairro Dr. Abílio Moreira, cujas obras foram terminadas recentemente.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado que aproveitou a sua página pessoal para informar que o seu executivo esteve no local, no mesmo dia, com a diretora do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Ana Cruz, para abordar assuntos que, considerou fundamentais, para o Bairro Dr. Abílio Moreira, fazer uma vistoria e a entrega desses tais quatro apartamentos.  

Segundo o autarca, mais 10 apartamentos já estão a concurso para serem reabilitados e entregues às pessoas.

No encontro com a diretora do IHRU, o chefe do executivo destacou que foi abordado, também, a questão das obras integrais nos 12 blocos habitacionais, salientando que a autarquia “está a trabalhar em conjunto com o IHRU (responsável da obra) ao nível da conclusão dos projetos de arquitetura e mapa de medições, sendo que em breve reuniremos com o arquiteto responsável”.

No âmbito da Estratégia Local Habitação, foi abordada a questão das Candidaturas ao 1° Direito, programas de arrendamento e novas soluções habitacionais para todo o concelho.

Refira-se que O 1.º Direito assume-se como um Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, promovido pelo IHRU, que “visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada“.

Fotografia: Pedro Machado

Outros dos temas que dominou este encontro com a responsável do IHRU foi o projeto Residências Partilhadas, “um novo projeto para implementar no Bairro Dr. Abílio Moreira que consiste na partilha de residência por indivíduos que necessitam de uma resposta habitacional para si próprios”.

Segundo Pedro Machado, o projeto tem como objetivos “criar residências masculinas e femininas para que pessoas sozinhas possam partilhar espaços e conviver com outras pessoas na mesma situação”.

Contactado pelo Novum Canal, o vereador da Habitação da Câmara de Lousada, Nelson Oliveira,  referindo-se aos quatro apartamentos cujas obras foram terminadas recentemente realçou que esta entrega foi feita também numa perspetiva preventiva face à possibilidade de virem a existir  casos positivos de Covid-19. O autarca explicitou que pretende-se implementar opções que permitam alojar famílias que estejam negativas, um pouco à semelhança  do que já acontece noutros complexos habitacionais existentes do concelho, como seja Meinedo e outros.

O autarca explicou que num dos apartamentos surgirá um projeto novo em Lousada designado de Residências Partilhadas, em que o município lançou o desafio à IPSS (ASRC “Ao Encontro das Raízes”) para gerir esta nova resposta social. O projeto piloto dirigir-se-á inicialmente ao público masculino e posteriormente ao público feminino.

Falando deste projeto o autarca realçou, também,  que pretende-se minimizar os efeitos da solidão e isolamento a que, muitas  vezes, estão votados as pessoas mais idosas.

Nélson Oliveira avançou, ainda, que o IHRU já enviou para a Câmara de Lousada o projeto de remodelação integral do Bairro Dr. Abílio Moreira, para o município fazer alguns acertos, esclarecendo que a autarquia irá reunir posteriormente com o arquiteto da obra, neste caso, do IHRU, sendo que o passo seguinte, cumpridos todos os procedimentos, será o lançamento do concurso.

O responsável pelo pelouro da Habitação da Câmara de Lousada manifestou, ainda, que o projeto de remodelação será apresentado, também, aos moradores das frações privadas, numa tentativa de os envolver neste processo.

Nélson Oliveira confirmou que a intervenção no Bairro Dr. Abílio Moreira, não sendo este um complexo da autarquia, mas sim da responsabilidade do IHRU, sempre foi uma das suas prioridades.

Poucos acreditavam… mas começam agora a ver os resultados. Estamos a dar o nosso melhor juntamente com o IHRU, a quem agradecemos o total empenho da sua diretora e pessoal técnico”, disse, salientando que as démarches realizadas no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Lousada foram igualmente determinantes para que existisse uma concertação de vontades e um confluir de novos entendimentos com o IHRU no sentido de requalificar e remodelar este complexo habitacional, garantindo o acesso a habitação condigna.