Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Espaço Centro Outdoor de Paredes abrirá dentro de dois meses

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, revelou, esta quinta-feira, numa visita que fez às obras de requalificação do Centro Outdoor, localizado em Sarnada, freguesia de Aguiar de Sousa, que contou com a presença do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco, que este equipamento abrir dentro de dois meses.

O novo espaço, cujo investimento não chega a 200 mil euros, está equipado e preparado para as diversas atividades desportivas ao ar livre, desde BTT, Trail, Escalada, etc. Terá um auditório, balneários, parede de escalada, cozinha, ponto de lavagem de bicicletas, entre outras valências.

Aos jornalistas, o presidente da Câmara de Paredes realçou o papel do Instituto Português do Desporto e da Juventude na realização de vários eventos desportivos no concelho, assim como os demais atores e associações de atletismo, ciclismo, entre outras que estão associadas a este projeto e que vão contribuir para a dinamização deste espaço.

Queremos envolver as associações e clubes de Paredes, mas obviamente necessitamos destas parcerias que nos irão ajudar seguramente a dar vida a este projeto”, disse, salientando que além dos clubes do concelho, este equipamento vai possibilitar que associações de outros concelhos, do Parque das Serras do Porto possam usufruir do espaço.

O território existe, temos é que o qualificar e isto é mais uma forma de o fazer

Seria interessante se conseguíssemos envolver os três municípios que integram as Serras do Porto e este equipamento estará à disposição dos municípios à volta, quer seja de Valongo, quer seja de Gondomar porque queremos dar vida a esta zona que tem inúmeras maravilhas, como é o caso da Senhora do Salto, a Mamoa de Brandião. Conseguimos aliar o desporto à descoberta de um património que é riquíssimo em termos arquitetónicos e beleza natural que caracteriza toda esta área. Paralelamente, este equipamento vai complementar o lançamento dos trilhos das Serras do Porto que vai ter 260 quilómetros de trilhos nas Serras do Porto, uma rota com 57 quilómetros que passa pelos três municípios e depois pequenas rotas todas elas muitos temáticas cuja extensão varia entre os três e os 30 quilómetros que totalizam 19 rotas de dimensão mais reduzida. Aliar todos esse trilhos pedestres a um equipamento destes será uma combinação muito interessante”, expressou, reconhecendo que toda esta área é de uma beleza natural ímpar e como tal tem de ser qualificada.

O território existe, temos é de o qualificar e isto é mais uma forma de qualificar o território e agora espero que estes parceiros consigam dinamizar este espaço e a usufruir deste vasto território”, acrescentou.

Acho que este espaço, no fundo, não é mais do que aproveitar as realidades locais, o contexto local e a potencialidade até natural e ambiental deste território para o colocar ao serviço da população e, neste caso, ao serviço da prática desportiva

Vítor Pataco, Instituto Português do Desporto e da Juventude, aproveitando o facto desta quinta-feira, se ter assinalado o Dia do Desporto Outdoor, relevou o trabalho da autarquia na promoção de atividades que estão relacionadas com o fomento da prática da atividade física e a capacidade do executivo municipal aproveitar o território e as suas potencialidades.

Acho que este espaço, no fundo, não é mais do que aproveitar as realidades locais, o contexto local e a potencialidade até natural e ambiental deste território para o colocar ao serviço da população e, neste caso, ao serviço da prática desportiva. Claro que enquanto responsável do Instituto Português do Desporto e da Juventude só tenho de apoiar institucionalmente e depois ver de que outras  formas poderemos apoiar obviamente em colaboração com outras associações distritais e as federações das diferentes modalidades. Este espaço vale pela sua pluridisciplinaridade e capacidade de adaptação às realidades. O espaço está preparado para isso e é isso que se pretende hoje. Mais do que edifícios rígidos, frios, pretende-se que estes equipamentos sejam moldáveis, que sejam adaptáveis às circunstâncias. Está de parabéns o município por esta infraestrutura”, frisou.

O responsável pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude manifestou, também, que Aguiar de Sousa e toda a zona sul de Paredes têm potencialidades únicas no contexto da Área Metropolitana do Porto.

Até do ponto de vista turístico é um território com potencialidades e estão a ser criadas infraestruturas e as condições necessárias para atrair visitantes, numa altura em que o turismo pode ser cada vez mais um fator de desenvolvimento e se o associarmos ao desporto e à natureza ainda mais. Toda esta área tem um potencial imenso e este será o primeiro passo de algo maior”, retorquiu.

“É das obras mais importantes para a freguesia, vai dinamizar este território, promover o turismo e trazer riqueza”

Já o presidente da Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, Fernando Santos, realçou a importância deste espaço para a freguesia, o sul do concelho e para o território no seu todo.

“É das obras mais importantes para a freguesia, vai dinamizar este território, promover o turismo e trazer riqueza”, expressou, reconhecendo que a requalificação deste equipamento vai também trazer à freguesia várias modalidades, permitindo que Aguiar de Sousa ganhe uma nova centralidade e mais dinamismo.

Este é um equipamento excelente para a freguesia e também para ser usufruído pelo concelho de Paredes que me deixa bastante orgulhoso e espera que seja do agrado da comunidade e dos que praticam desportos como o ciclismo e que servirá para apoio às diversas  atividades desportivas ao ar livre do BTT, ao trail, à escalada, etc”, precisou.

A Semana Europeia do Desporto (SED) assinala-se de 23 a 30 de setembro. A SED é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o objetivo promover o desporto e, por inerência, a atividade física, em toda a europa e junto de todos os cidadãos. O principal tema da campanha continua a ser #BEACTIVE, incentivando cada um a ser ativo durante a SED, mantendo essa atividade durante todo o ano.

O município de Paredes aderiu à iniciativa em 2019 promovendo diversas atividades. Este ano, do conjunto das muitas ações programadas destacamos o “Desafio Pedestre BTT / Trail – Trilhos de Paredes” a realizar em regime livre de 23 a 30 de setembro. Os trilhos estão localizados em Paredes e Aguiar de Sousa. Inscrições no site da autarquia.

A visita à empreitada foi acompanhada pelos vereadores Paulo Silva e Elias Barros, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, Fernando Santos, o diretor Regional do IPDJ, Vítor Dias, pelos presidentes da Associação de Ciclismo do Porto, José Luís Pacheco, e da Associação de Atletismo do Porto, Bernardino Alves.