Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Pelo terceiro dia consecutivo Arouca não regista novos casos positivos

Pelo terceiro dia consecutivo a Arouca não regista novos casos positivos.

Segundo a autarquia arouquense, o concelho tem três novos casos recuperados, um total de 94 casos ativos, 304 confirmados desde o início da pandemia e oito óbitos.

Refira-se que recentemente, em declarações ao Novum Canal, a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, advertia ser fundamental continuar a seguir escrupulosamente as medidas de segurança e as recomendações das autoridades de saúde.

Questionada sobre se as reuniões e convívios familiares continuam a ser uma preocupação acrescida para os agentes de proteção civil que estão a tentar minimizar esta situação, a autarca reconhecia que todas as situações que possam contribuir para risco de infeção são fonte de natural preocupação.

“No que concerne ao contexto familiar ou com amigos, há uma preocupação acrescida pois tendemos a baixar a guarda no que respeita ao cumprimento das medidas de prevenção, nomeadamente uso de máscara, higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento físico. Por essa razão, temos apelado a que as pessoas evitem as celebrações e restrinjam os convívios familiares”, referiu.

Com o regresso às aulas, a chefe do executivo avançou, à data, que foram criadas todas as condições para que este regresso seja feito em segurança.

“É também fundamental que os alunos e restante comunidade escolar cumpram escrupulosamente todas as recomendações no âmbito da COVID-19 para que não haja necessidade de medidas mais severas”, avançou, sustentando que a evolução do número de casos positivos de Covid-19 depende, em primeira instância, do comportamento de cada um de nós.

Quanto às medidas que foram implementadas no arranque do ano escolar, a autarca avançou que foi distribuído um kit composto por duas máscaras de nível 2 (uso profissional) e um dispensador individual de álcool gel aos alunos do 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário, bem como professores e pessoal não docente, assim como criados circuitos de circulação, colocados separadores em acrílico nas carteiras ou criado, instalados dispensadores de álcool gel, entre outras medidas.