Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Secretária de Estado Ação Social presidiu às comemorações do 20.º Aniversário A2000

Fotografia: A2000

A secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, presidiu às comemorações do 20.º da A2000, tendo a instituição homenageado as Câmaras Municipais de Tabuaço e Armamar pelo  apoio que têm prestado ao desenvolvimento da associação e das suas atividades em prol dos públicos mais vulneráveis.

A secretária de Estado parabenizou a A2000 pelos seus 20 anos, agradeceu pelo facto de o seu trabalho e dedicação ajudar a dar “esperança à vida de muitas pessoas” e reiterou a importância de “apoiar o crescimento e aprofundamento das respostas sociais dadas por instituições como esta, pela maior adequação e ajustamento às necessidades das populações”.

O comunicado de imprensa que nos foi facultado informa que a governante comprometeu-se ainda a “tudo fazer para desbloquear os projetos “pendentes” da A2000, tendo destacado algumas medidas do governo que contribuirão para a descentralização de competências designadamente para os municípios, e ainda outras medidas para fazer face ao período de pandemia que atravessamos”.

Rita Mendes fez, também, elogios aos autarcas presentes e homenageados, pelo apoio prestado à A2000 e que se materializa na melhoria das condições de vida das pessoas com Deficiência ou Incapacidade.

Carlos André Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, e Cláudia Damião, vereadora com o pelouro da Ação Social do Município de Armamar referiram “a importância que a A2000 tem na criação de respostas, anteriormente inexistentes nos respetivos concelhos, para pessoas com deficiência ou incapacidade, bem como no impacto que o trabalho feito regista no âmbito da inclusão social e profissional”.

Os autarcas pediram ainda à “secretária de Estado maior atenção aos concelhos do interior de forma a amenizar-se as dificuldades e os impactos negativos em territórios de baixa densidade populacional”.

O autarca reguense, José Manuel Gonçalves, referiu que “a A2000 não é só do concelho da Régua e enalteceu a sua dinâmica e dimensão regional, atentos à intervenção em 16 concelhos (dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Porto) e à presença física com instalações em oito desses concelhos”.

Citado em comunicado, o autarca defendeu a importância de se apostar no “setor social como um fator de competitividade em termos da capacidade de criar emprego e fixar mão-de-obra qualificada, através de respostas e serviços sociais diferenciados e de qualidade, no interior do país”.

Fotografia: A2000

O chefe do executivo frisou ainda que depende principalmente do “Governo da República a materialização de políticas mais favoráveis a “este interior” que continua a perder serviços e população. O Presidente da Câmara, referindo-se às atuais instalações da sede da A2000, disse que este edifício está na memória coletiva da região, pelo que é imprescindível apoiar a A2000 e as respostas que presta aos públicos vulneráveis. Este autarca informou ainda que a Câmara Municipal do Peso da Régua admitiu nos seus quadros 4 pessoas com deficiência que passaram pela formação na A2000″.

Cesário Ferreira, presidente do Conselho Fiscal da A2000, enalteceu “o arrojo e a capacidade empreendedora” do Presidente da A2000 e da excelente equipa de dirigentes e colaboradores, no seu trabalho diário de desenvolvimento das respostas sociais em prol da região e na aquisição das instalações da atual sede. Cesário Ferreira destacou ainda a ousadia e a audácia dos sócios fundadores da A2000, alguns deles presentes nos atuais órgãos sociais e na atual cerimónia”.

Mário Pereira, presidente da FORMEM, descreveu a A2000 como “um exemplo nacional de como é possível trabalhar em prol da integração social e profissional de pessoas com deficiência e incapacidade”.

Mário Pereira salientou que “a A2000 é uma instituição modelo em termos de organização e capacidade de encontrar soluções onde elas parecem não existir, pela intervenção de proximidade que faz numa zona de interior, onde tudo começa a faltar”.

A instituição irá, também, homenagear, dia 28 de setembro, a autarquias de Baião, Resende e Mesão Frio. No dia 6 de outubro será a vez das câmaras de Vila Real e de Murça.

Já no dia 7, foram homenageadas a Câmara Municipal do Peso da Régua e as freguesias de: União de Freguesias de Poiares e Canelas e União de Freguesias de Galafura e Covelinhas, tendo a instituição agraciado, no dia 14 deste mês, a Câmara Municipal de Santa Marta Penaguião e as Freguesias de União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; União das Freguesias de Louredo e Fornelos; Fontes; Sever; e Alvações do Corgo.

A2000 é uma instituição particular de solidariedade social e promove serviços formativos com vista à promoção da qualificação profissional de pessoas com deficiência ou incapacidade.