Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

“Impressionismos” de Beatriz Meireles, exibido no Novum Canal, uma aposta na cultura da região

O programa “Impressionismos” da autoria da vereadora da Cultura da Câmara de Paredes,  Beatriz Meireles, em parceria com o Novum Canal, é já uma aposta ganha.

Com um décor único, desenhado pela própria autarca paredense, o programa surpreende pela cenográfica simples, mas também pelos temas, pela diversidade de assuntos que semana após semana irá levar aos telespetadores do Novum Canal, que reforça aqui a sua intenção e aposta de dedicar um espaço da sua grelha aos programas culturais.

 Beatriz Meireles, sem qualquer pretensão académica ou formalismos, propõe todas  as semanas, aos domingos, discorrer, com convidados de diferentes áreas, temas tão diversos como a poesia, a prosa, a literatura, o património entre outros, numa incursão por várias linguagens e expressões artísticas, num exercício descontraído e informal que, estamos em crer irá contribuir para fazer do Novum Canal, cada vez mais um projeto de referência da região, também no domínio cultural.

A ideia é simples e pretende desafiar os convidados e escolherem um objeto, peça cultural da sua preferência, encetando, a partir daí, uma conversa com o convidado ou convidada, sobre esses mesmos objetos, o seu contexto, num desafio televisivo que promete agarrar o telespetador do início ao fim.

O programa logo na sua estreia contou com a presença da diretora da Rota do Românico do Vale do Sousa,  Rosário Machado, uma conhecida apaixonada pelo património histórico e pela cultura da Região do Tâmega e Sousa, numa conversa que teve como mote, como não poderia deixar de ser, o património e que deixou logo antever aquilo que serão os próximos programas.

Depois de ter apresentando recentemente o seu último livro “O Visconde das Camélias Carmesins”, a escritora estreia-se, agora, no universo da televisão e da comunicação,  num desafio que promete continuar a surpreender mesmo aqueles que a conhecem mais de perto e pretende acima de tudo servir de ponto de partida, reflexão para dois dedos de conversa, descoberta de objetos, projetos e propostas culturais através do Nouvm Canal que assume, assim, o compromisso de fazer da cultura e trazer ao ecrã do canal o que de melhor se faz em termos culturais na região.  

Enquanto  autarca e responsável pelo pelouro da cultura, Beatriz Meireles é responsável pela Revista Cultural do Município de Paredes – Orpheu Paredes e pelo Café Literário, sendo, também, mentora de outros projetos e propostas culturais no concelho, o que faz com que seja a pessoa certa para liderar este “impressionismos”, um projeto que é já uma verdadeira lufada cultural, que tem tudo para continuar a crescer e a reinventar-se todos os domingos.

Beatriz Meireles é licenciada e mestre em direito, tendo exercido a advocacia em Paredes.

Desde 2017 exerce funções como  vereadora dos pelouros da Ação Social, Cultura e Turismo na Câmara Municipal de Paredes.  Tem vários textos, crónicas e contos publicados em vários jornais locais. A sua primeira obra, uma novela, “Depois da Morte (um amendoal em flor)”, data de 2019.