Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Escolas em Amarante reabilitadas

Fotografia: Câmara de Amarante

O presidente do Município de Amarante, José Luís Gaspar, inaugurou a Escola Primária da Lama (Figueiró) e a Escola Primária de Mancelos, ambas centenárias e que há muito aguardavam por uma reabilitação.

Segundo a autarquia, os estabelecimentos de ensino em causa, foram dotadas de todos os espaços obrigatórios definidos pelo programa funcional da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, sendo que estas escolas acolhem 79 e 65 alunos do primeiro ciclo, respetivamente.

O município informou que as escolas foram alvo de obras profundas de requalificação e ampliação, num investimento de cerca de um milhão de euros, por escola, que contou com um financiamento do FEDER de cerca de 600 mil euros no total.

Citado em comunicado, José Luís Gaspar realçou que fazia sentido recuperar estas escolas, “mantendo o património e a história de cada uma, para dar continuidade e manter a proximidade à comunidade, em vez de construir de raiz este equipamento”.

Fotografia: Câmara de Amarante

O autarca adiantou esperar “ver concluída a carta educativa do concelho nos próximos dois a três anos”. O presidente do Município defendeu ainda que a qualidade dos equipamentos e serviços prestados ajudam ”à fixação de população no concelho”.

O chefe do executivo mostrou-se, ainda, satisfeito com o resultado final destes projetos vendo, assim, cumpridas mais duas missões a que se propôs neste mandato.

A inauguração das duas escolas contou com as presenças do vereador da Educação, António Ribeiro, do vereador Raimundo Carvalho, do presidente de Junta da União de Freguesias de Figueiró, Santiago e Santa Cristina, Daniel Pinheiro, do presidente da Junta de Mancelos, Carlos Carvalho, e do diretor do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, Artur Correia,  um número reduzido de entidades convidadas em consequência do plano de contingência imposto e tendo em conta a situação que o país atravessa.