Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Edição especial da Volta a Portugal apresentada. Segundo e terceira etapa com início em Paredes e Felgueiras

Fotografia: Ilustrativa

Foi apresentada, esta segunda-feira, em Lisboa, a edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta Jogos Santa Casa, que vai realizar-se entre 27 de setembro e 5 de outubro.

No decorrer da cerimónia foram apresentadas as camisolas oficiais da competição e os respetivos patrocinadores, a saber:  a Camisola Amarela Jogos Santa Casa – Classificação Geral Individual; Camisola Vermelha Cofidis – Classificação por Pontos;  a Camisola Branca e Vermelha Fidelidade – Classificação da Montanha e Camisola Branca IPDJ – Classificação da Juventude.

De acordo  com o site da Federação Portuguesa de Ciclismo, o presidente da instituição, Delmino Pereira, realçou que a “resiliência e o espírito de sacrifício”  são valores que continuam associados ao ciclismo e aos ciclistas, tendo destacado o apoio dos patrocinadores e parceiros na promoção da edição desde ano.

A cerimónia  de apresentação contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, local de partida da Volta, no dia 27 de setembro, e por Fernando Medina, edil de Lisboa, cidade de fecho da competição, no dia 5 de outubro.

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Refira-se que a edição  “Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa” será a designação oficial da edição de 2020 daquela que é conhecida pela corrida  mais importante do calendário velocipédico do país.

Além de dar  nome à edição 2020 da Volta a Portugal, através da marca Jogos Santa Casa, a instituição é patrocinadora da Camisola Amarela.  

A edição especial da Volta a Portugal Edição Jogos Santa Casa totaliza inicia em Fafe e termina em Lisboa, com o pelotão a percorrer 1183,9 quilómetros. 24,7 quilómetros vão ser percorridos em sistema de contrarrelógio individual, 7 no prólogo e 17,7 no contrarrelógio final que fecha a edição especial da Volta.

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Refira-se ainda que a Volta a Portugal passa em vários concelhos da Região do Tâmega e Sousa, Penafiel, Felgueiras e Paredes, Amarante, Marco de Canaveses, mas também, Resende e Lamego. A primeira etapa inicia no dia 27 de setembro, com o Prólogo: Fafe – Fafe, 7 km (CRI), no dia 28 de setembro, a 1.ª Etapa ligará Montalegre – Santa Luzia (Viana do Castelo), 180 km. No dia 29 de setembro realiza-se a 2.ª Etapa, com ligação Paredes – Senhora da Graça (Mondim de Basto), numa distância de 167 km, no dia seguinte, a 3.ª Etapa ligará Felgueiras – Viseu, numa extensão de 171,9 km.

Recorde-se que a 2.ª Etapa (Paredes-Mondim de Basto), dia 29 setembro, a uma 3.ª feira, passa em toda a extensão da EN15, a partir da ponte do Rio Sousa-Guilhufe e Urrô (13h35) saindo do concelho em Regadas-S. Mamede (14h00).

Já a 3.ª Etapa (Felgueiras-Viseu), agendada para dia 30 setembro, uma 4.ª feira, entra em Penafiel pela EN15 em Regadas-S. Mamede (13h20) e sai pela EN211 em Venda do Campo-S. Martinho (13h30).

A 4.ª Etapa, agendada para 1 de outubro, liga a Guarda – Torre (Covilhã), numa extensão de148 km, no dia 2, a 5.ª Etapa irá ligar Oliveira do Hospital – Águeda, numa extensão de 176,3 km.

No dia 3 de outubro, segue-se a ligação Caldas da Rainha – Torres Vedras, numa extensão de 155 km, dia 4 de outubro,  Loures – Setúbal, numa extensão de 161 km, com a prova a terminar no dia 5 de outubro,  Lisboa com o contrarrelógio individual, de 17,7 km.