Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Rui Moreira refere desrespeito pela cidade do Porto após UEFA cancelar Supertaça Europeia

UEFA cancelou Supertaça Europeia no Porto sem informar a Câmara e alegou pandemia como argumento

O presidente da Câmara do Porto escreveu à UEFA manifestando “surpresa e consternação” por ter tido conhecimento, através da comunicação social, que o Comité Executivo da UEFA decidiu, unilateralmente, que a cidade do Porto já não seria o local para a realização do evento 2020 UEFA SUPER CUP, tendo invocado a pandemia como argumento, ao dia 17 de junho.

Fotografia: Miguel Nogueira | CM Porto

O Executivo Municipal está “solidário” com a posição de Rui Moreira e subscreve a missiva, que exige a reparação dos prejuízos causados pela decisão, altamente lesiva para a imagem externa da cidade do Porto.

Todos de acordo que “a cidade do Porto foi muito maltratada” e que a “mentira” invocada pela UEFA para sustentar o rompimento de um acordo estabelecido há mais de dois anos com o Município do Porto não pode passar em claro, tanto mais que a cidade, parte interessada, não foi sequer informada da decisão de transferir a Supertaça Europeia 2020 para Budapeste.

Foi Ilda Figueiredo, vereadora da CDU, quem trouxe o assunto à reunião de Câmara desta segunda-feira, pois sentiu necessidade de comentar a carta que Rui Moreira enviou à UEFA a 16 de setembro, e sobre a qual deu conhecimento ao Executivo.

Creio que vale a pena que isto fique em ata. É inadmissível que uma posição destas tenha sido tomada de anular a 2020 UEFA SUPER CUP sem prévia audição da Câmara e sem que a cidade do Porto tenha sido defendida por outros que defenderam outras cidades, como a cidade de Lisboa” para outras competições, afirmou.

É uma discriminação clara da cidade do Porto por parte de todos“, continuou Ilda Figueiredo, lamentando que tanto o Primeiro-Ministro e Presidente da República, que apoiaram a realização em Lisboa da UEFA Champions League, não tenham tido a mesma atenção com o Porto.