Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Bloco vai questionar Comissão Europeia devido às descargas nos rios Sousa e Ferreira

O Bloco de Esquerda avançou, em comunicado, que vai questionar Comissão Europeia devido às descargas nos rios Sousa e Ferreira.

Os bloquistas informaram que, no sábado, realizaram um périplo pelos rios Sousa e Ferreira, com a presença do eurodeputado José Gusmão, a deputada Maria Manuel Rola e dirigentes locais, num encontro que contou com o presidente da junta de freguesia de Lordelo, Nuno Serra, juntando-se as ativistas do movimento “Mataram o rio Ferreira” e a Associação Moinho, em Lordelo.

Na deslocação ao Rio Ferreira, o BE voltou a recordar  que “apesar da ETAR de Arreigada ter entrado na última fase no inicio do mês de setembro, as descargas continuam de forma constante”.

Na mesma nota de imprensa, os bloquistas realçaram que o eurodeputado do Bloco, José Gusmão irá questionar a Comissão Europeia sobre esta situação,

Fotografia: Bloco de Esquerda

Depois de Paços de Ferreira, a comitiva do BE esteve em Penafiel na freguesia de Novelas.

De seguida, a comitiva do Bloco deslocou-se a Novelas – Penafiel, onde são recorrentes os ataques à biodiversidade do rio Sousa. Segundo populares, as descargas são provenientes da zona industrial.  O périplo acabou em Macieira – Lousada, acompanhados pela população local, constaram “in loco” descargas para o rio Sousa alegadamente provenientes de uma vacaria ilegal, o Bloco já questionou o ministério do ambiente sobre esta matéria”, lê-se no comunicado que nos foi enviado que esclarece que  “não é aceitável que um rio Sousa já fustigado por crimes ambientais, lhe seja acrescentado mais este crime”.