Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Bloco questiona Governo sobre cães abandonados no concelho de Felgueiras

Fotografia: Bloco de Esquerda

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou, através da deputada Maria Manuel Rola, o ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre a existência de vários cães abandonados no concelho de Felgueiras.

Segundo a deputada “uma matilha de cães abandonados tem sido avistada a vaguear pelas ruas da cidade de Felgueiras, nas primeiras semanas de setembro”.

“O abandono de animais de companhia e a errância de canídeos pelas freguesias do concelho de Felgueiras são situações recorrentes e, por isso, motivo de preocupação entre a população local”, referiu a deputada eleita pelo círculo eleitoral do distrito do Porto que assumiu, em comunicado que este problema “além de constituir um problema de saúde pública e de sensação de insegurança da população, trata-se de uma situação que põe em causa o bem-estar dos animais, que assim se encontram expostos a situações de atropelo, maus tratos ou envenenamento”.

Fotografia: Bloco de Esquerda

Os bloquistas esclareceram ainda que “O município de Felgueiras dispõe de um centro de recolha oficial de animais com 14 celas – um número manifestamente insuficiente face às necessidades do concelho. Existem ainda dois abrigos de associações locais que estarão a funcionar com lotação máxima”, pelo que “entende ser necessário recolher e providenciar abrigo aos animais abandonados que vagueiam pelo concelho de Felgueiras. Por conseguinte, o município deve aceder aos meios necessários para aumentar a capacidade do seu centro de recolha oficial de animais, bem como providenciar os serviços de medicina veterinária que permitem assegurar a saúde e o bem-estar dos animais errantes no concelho”.

No comunicado que nos foi enviado, a deputada do Bloco de Esquerda quer saber se o governo “tem conhecimento da situação e como avalia o Governo as carências do Município de Felgueiras em recolher, abrigar e assegurar a saúde e o bem-estar dos animais de companhia que vagueiam pelo concelho”, e se “o município de Felgueiras acedeu a algum dos apoios providenciados através dos Orçamentos do Estado para a esterilização de animais e para a melhoria dos Centros de Recolha Oficial de animais e que espaços das associações locais estão licenciados”.

No requerimento que tem como destinatário o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, a deputada e os deputados José Soeiro e Luís Monteiro colocaram ainda ao ministro as seguintes perguntas: “Como avalia o Governo as carências do Município de Felgueiras em recolher, abrigar e assegurar a saúde e o bem-estar dos animais de companhia que vagueiam pelo concelho? Que medidas vai o Governo adotar para evitar que se repitam situações como as aqui descritas? Quais são os dados facultados pelo Município de Felgueiras relativo aos animais errantes no concelho, desde 2016? Os espaços das associações locais estão licenciados? O Ministério tem informação sobre os animais que estes albergam?”