Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

“Será quase inevitável episódios suspensão temporária de algumas turmas/atividades presenciais por prevenção”, vereador da Educação de Lousada.

Na semana em que se iniciam as atividades escolares, o vereador da Educação da Câmara de Lousada, António Augusto,  realçou que foi feito um trabalho imenso pelos vários atores da comunidade escolar no sentido de garantir que as escolas pudessem acolher os alunos, docentes, funcionários e demais intervenientes, salientando, no entanto, que as escolas não se encontram isoladas das suas comunidades, o bom, ou o mau, e o que se fizer fora delas refletir-se-á dentro delas.

“Há alguma ansiedade de todos os intervenientes o que é completamente compreensível. Mas tenho algum otimismo, baseado no trabalho que foi desenvolvido. Contudo, este trabalho será inglório se a comunidade em geral não adotar medidas preventivas. As escolas não se encontram isoladas das suas comunidades – o bom, ou o mau, que se fizer fora delas refletir-se-á dentro delas. Será quase inevitável episódios suspensão temporária de algumas turmas/atividades presenciais por prevenção”, disse, numa referência ao início do ano letivo e concordando coma ideia de que se todos fizermos a nossa parte teremos menos problemas.

“As Escolas não pouparam esforços e acautelaram muitos pormenores, não há planos infalíveis, nem tudo se joga na escola e nos transportes escolares, as crianças e os jovens têm mais vida nas famílias e noutros locais”

Fotografia: Câmara de Lousada

“As Escolas não pouparam esforços e acautelaram muitos pormenores, não há planos infalíveis, nem tudo se joga na escola e nos transportes escolares, as crianças e os jovens têm mais vida nas famílias e noutros locais. Se em todos esses locais forem seguidas as normas, certamente teremos menos problemas. Os professores, com a ajuda dos serviços do município e da Saúde fizeram ao longo das últimas semanas um trabalho exaustivo”, frisou.

Questionado sobre quais as medidas de segurança que foram implementadas no sentido de garantir o bem-estar dos alunos, mas também da restante comunidade educativa, o vereador adiantou que foram  vários os aspetos abordados.

“Desde logo nos transportes escolares onde foram acautelas as normas relativas à lotação, controle de temperaturas à chegada à escola, uso de máscara, circulações dentro das escolas, distanciamento de alunos na sala de aula e noutros locais, separação de turmas, alterações de horários, alterações no serviço de refeições e bar, etc. Há um conjunto muito diversificado de medidas. Foi ainda feita formação e inúmeras reuniões com intervenientes em todo este processo”, expressou, sustentando  que o município de Lousada e o executivo dos Agrupamentos de Escolas, com a colaboração da Equipa de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte e da Unidade de Cuidados na Comunidade de Lousada realizaram visitas a todas as escolas da rede pública do concelho.

“Têm sido visitas de trabalho que se destinam a melhorar as medidas. As escolas têm sido muito recetivas e foram sem dúvida um contributo muito importante para a melhoria das condições de segurança”, asseverou, acrescentando que todas as escolas dispõem de Planos de Contingência e conhecem as orientações que foram sendo veiculadas pela autoridade nacional de saúde.

Fotografia: Câmara de Lousada

“Existem procedimentos previstos para vários cenários”, anuiu, sublinhando que o executivo municipal promoveu, também, ações de formação para pessoal não docente, para os docentes e para os encarregados de educação e esclarecimentos para as juntas de freguesia.

“Têm sido feitas várias ações. As Jornadas “Ajudar a Educar” para pessoal não docente que decorreram no final de julho também tiveram a COVID-19 como tema. Com a ajuda do centro de saúde e dos CFAE Sousa Nascente tem sido feita muita formação. O objetivo é sempre o mesmo melhorar as condições de segurança”, manifestou, lembrando que a autarquia fez ações como as destinadas às Juntas de Freguesia, nomeadamente sobre o transporte escolar promovidas por estas entidades, sendo objetivo avançar com uma ação para associações desportivas, entre outras.