Movimento em Baltar contesta “destruição” do ringue localizado no centro da vila
Fotografia: Movimento Salvar o Ringue de Baltar
O Movimento Salvar o Ringue de Baltar, criado recentemente, lançou uma petição online contra o que considerou ser a “destruição” do Ringue da Feira, um espaço emblemático na vila, usado por gerações de famílias e que faz parte da consciência e património da vila.
A petição com a designação “Contra a Destruição do Ringue de Baltar” é dirigida ao presidente da Assembleia de Freguesia, José Alberto de Sousa, e ao presidente da Junta de Freguesia de Baltar, Jorge Coelho, tendo já sido assinada por 90 subscritores.
O texto da petição refere que o Movimento Salvar o Ringue de Baltar surgiu na sequência do “anúncio”feto “pela Junta de Freguesia de Baltar” de “ destruir o Ringue da Feira”.
Os subscritores do Movimento advogam que o Ringue da Feira é um equipamento usado diariamente por várias faixas da comunidade baltarense.
“Situado no centro da freguesia, o ringue da Feira é usado diariamente pelos baltarenses e não só para a prática do desporto. Este equipamento traz vida ao centro da vila há muitos anos e junta desde os mais jovens aos mais velhos numa paixão que é o futebol. Pedimos encarecidamente ao Presidente da Assembleia de Freguesia de Baltar e ao Presidente da Junta de Freguesia de Baltar que não destruam este relvado regado de tantas emoções, alegrias e conquistas, tanto em jogos amigáveis como em torneios!” refere o texto da petição que se encontra ainda em votação.

Numa nota à imprensa, os elementos que integram o Movimento Salvar o Ringue de Baltar esclareceram que estão contra o que consideram ser uma “atrocidade”.
“Aquando da Presidência Aberta que decorreu em 2019 em Baltar, foi apresentado o projeto de requalificação do centro da freguesia. Esse projeto implica a destruição do vulgo Ringue da Feira existente desde o fim da década de 70. Foi no seguimento deste projeto que surgiu o Movimento Salvar o Ringue de Baltar numa perspetiva de bloquear a atrocidade que está prestes a acontecer e chamar à razão o Executivo da Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia”, afirmaram os elementos do movimento que reiteraram que o “Ringue da Feira é utilizado diariamente pelos baltarenses e habitantes de freguesias próximas para a prática do desporto, contribuindo para a dinamização da Vila de Baltar há cerca de 40 anos e junta desde os mais jovens aos mais velhos numa paixão que é o futebol”.
Ainda de acordo com a nota à imprensa, a “Junta de Freguesia numa perspetiva compensatória ao lugar da Igreja pela “perda” do Campo de Futebol do USCB, pretende transferir para este local o polidesportivo sintético”.

“O Movimento concorda e apoia a criação de um equipamento deste género na zona da Igreja, no entanto, considera que a construção de um novo ringue não implica a destruição do relvado existente no centro da freguesia”, salientaram.
Fonte ligada ao Movimento disse, ainda, ser a favor da sua requalificação, mostrando-se esperançado que o presidente da Assembleia de Freguesia e o presidente da Junta de Freguesia de Baltar sejam sensíveis aos argumentos da comunidade e evitem “destruir” um património que é de todos.
O Movimento Salvar o Ringue de Baltar criou, entretanto, uma página de Facebook com o objetivo sensibilizar a comunidade para esta causa e para a importância deste espaço.
Contactado pelo Novum Canal, o presidente da Junta de Freguesia de Baltar, Jorge Coelho, relembrou que o projeto de requalificação do centro da vila foi apresentado em 2018 e, à data, afirmou, não houve qualquer contestação.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente