Novum Canal

mobile

tablet

Mostra de jovem cineasta penafidelense exibida no Cinemax

Partilhar por:

Fotografia: Miguel Ferreira

O jovem cineasta penafidelense Miguel Ferreira vai apresentar, dia 19 de Setembro, pelas 21h00, no Cinemax, três projectos cinematográficos da sua autoria.

A sessão especial, integra projetos cinematográficos realizados e produzidos pelo cineasta, tendo como tema o concelho de Penafiel, realizados durante o percurso na licenciatura de Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto, e cuja apresentação contará com apoio do Cinemax Penafiel e da junta de freguesia das Termas de São Vicente.

Em comunicado enviado ao Novum Canal,  Miguel Ferreira realçou que no mês em que se celebraria a festa anual religiosa na sua localidade natal, São Miguel de Paredes, não sendo possível a normal celebração festiva, irá apresentar em parceria com o Cinemax Penafiel,  uma nova homenagem à memória do especial senhor Gabino Ribeiro,  o documentário “A Origem da Alma: A Vida de Gabino Ribeiro”.

A mostra conta, também, com a curta-metragem de género drama “A Vida é dura para quem é mole” e a curta-metragem de género terror “PRUFLAS”.

Refira-se que a sinopse de “PRUFLAS” promete tem como ponto de partida “uma noite fria, um grupo de cinco amigos realizam uma festa. Entre muito álcool, música e dança descobrem uma antiga caixa com um antigo artefacto… descobrimento este que lhes trará grandes surpresas até ao nascer do sol.”

O elenco conta com quatro atores de Penafiel, sendo que as cenas são rodadas integralmente no concelho.

Fotografia: Miguel Ferreira

Miguel Ferreira que é também presidente do Grupo Nova Geração de Jovens de São Miguel de Paredes, explicou que “PRUFLAS” é projeto realizado no âmbito da disciplina projeto 2  da licenciatura de cinema e audiovisual da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) .

O projeto conta com a colaboração de José Gonçalves, responsável pela direção de fotografia, que iniciou a sua formação em cinema e que está a frequentar um curso audiovisual na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“A Origem da Alma: A Vida de Gabino Ribeiro”, fundador do Rancho Folclórico de S. Miguel de Paredes, um dos mais antigos grupos etnográficos do concelho de Penafiel, já tinha sido selecionado para dois festivais internacionais, um festival online direcionado para primeiros trabalhos e um outro festival na Guiné-Bissau.

O documentário conta com a voz de Manuel Fernandes na narração.

Sobre o “feedback” que espera obter desta mostra, o autor destacou que com as novas regras e restrições impostas pela autoridade nacional de saúde, é difícil ter-se uma ideia da adesão do público, salientando, no entanto, que esta é uma oportunidade para dar a conhecer a sua obra e aquilo que são as raízes e as tradições da sua freguesia.

Miguel Ferreira é também autor da obra “Código de Conduta: Valdemar”.

A mostra de filmes de Miguel Ferreira terá lotação limitada, em cumprimento com as normas da Direção-Geral de Saúde.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!