Novum Canal

mobile

tablet

Amadeo de Souza-Cardoso homenageado no âmbito das Conferências Andantes

Partilhar por:

O pintor português Amadeo de Souza-Cardoso vai ser homenageado, no dia 26 de setembro, no “Stay To Talk”, iniciativa do Instituto de Imersão Cultural que vai promover três Conferências Andantes com o objetivo de apresentar um novo produto turístico-pedagógico designado “Na Rota dos Artistas: à procura do belo”

Segundo a organização, “Na Rota dos Artistas: à procura do belo” visa perpetuar a memória de algumas figuras ilustres e respetivos territórios.

“Com este produto o Stay To Talk convida os visitantes nacionais e/ou estrangeiros a percorrer um itinerário temático, partindo à descoberta do património material e imaterial no norte de Portugal e no qual é desafiado a experimentar, com os locais, a vida e obra de artistas que tiveram origem e/ou passagem significativa por Amarante. Ao percorrer a Rota, ficará mais rico pois conhecerá de perto os artistas, os seus lugares de eleição, algumas histórias e vivências, que em tempos os ligaram e que deram o mote à designada Geração de Ouro de Amarante”, refere o comunicado que nos foi facultado.

A primeira de três Conferências Andantes acontece aquando a celebração das Jornadas Europeias do Património 2020, cujo tema é Património e Educação.

Além de homenagear o célebre pintor modernista, esta será também uma oportunidade para ficar a conhecer os respetivos lugares como Manhufe e Amarante. Nesta data o dia começa com uma caminhada por terras berço do artista (limitada a 15 participantes) entre a Capela de São Sebastião (Manhufe) e a Igreja de São Martinho de Mancelos onde foi batizado.

 À tarde por volta das 18h pode voltar a acompanhar esta iniciativa através de uma conferência na Casa da Granja, em Amarante, limitada a 10 participantes ou assistindo online via Streaming.

O momento contará com Luís Damásio autor do livro-tese “Amadeo, vida, obra” (2018), Dra. Filipa Iglésias que falará da presença do Património Cultural Imaterial na obra do artista. Marta Sousa, atual colaboradora do Stay to Talk, falará da Rota dos Artistas e a viagem entre dois municípios Porto-Amarante.

A segunda Conferência Andante realiza-se dia 24 de outubro e homenageará uma figura marco da literatura portuguesa, Agustina Bessa-Luís.

O dia começa pela manhã junto à estação de caminho de ferro de Vila Meã para uma caminhada e à tarde uma conferência no Mosteiro de Travanca, monumento que inspirou a escritora a na sua obra O Mosteiro.

O painel conta com o Arq. Hugo Martins que apresentará uma reflexão baseada no confronto direto entre a arquitetura e a literatura abordando Agustina Bessa-Luís e a casa do Paço que surge na sua obra “A sibila” e que resultou da sua dissertação mestrado integrado em Arquitetura.

O momento contará, também, com Marta Sousa atual, colaboradora do Stay to Talk, que falará da Rota dos Artistas e a viagem entre dois municípios Porto-Amarante.

A terceira Conferência Andante acontece no dia 7 de novembro, sendo o autor relembrado Teixeira de Pascoaes, outra figura ilustre das letras em Portugal e que muito se inspirou nas paisagens da Serra do Marão.

O encontro com o escritor acontecerá logo pela manhã através de uma caminhada em Amarante e à tarde pelas 18h00 através de uma conferência em Casa de Pascoaes, em Gatão, morada da alma e de memória deste vulto. Este momento contará com Renato Epifánio que abordará o poeta através da Revista Nova Águia, nomeadamente o n.º 4 totalmente a si dedicada, contará também com Sílvia Quintino especialista em Estudos em Literatura e Turismo e Marta Sousa, atual colaboradora do Stay to Talk, que falará da Rota dos Artistas e a viagem entre dois municípios Porto-Amarante.

“Considerando que o Stay To Talk Instituto é uma instituição privada de impacto social, que atua na área do Turismo Sustentável e que desafia os visitantes a sentirem os recantos de Portugal através de experiências de imersão cultural e de aprendizagem de Língua e de Cultura Portuguesa, o lançamento oficial desta Rota Temática será mais uma ferramenta para, com os locais, edificar itinerários que tem o propósito de oferecer uma alternativa inteligente de visita que prima pela originalidade e autenticidade do destino”, acrescenta a nota de imprensa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!