Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

AD Penafiel retoma modalidades de forma gradual e pretende continuar a ser uma referência no processo de ensino e aprendizagem

Fotografia: Associação Desportiva de Penafiel

A Associação Desportiva de Penafiel está a retomar os treinos de forma gradual e condicionada depois de um período de vários meses em que esteve impedida de treinar e competir nas diferentes modalidades que integram a instituição, na sequência da Covid-19 que continua a fazer-se sentir  na região e no país. 

Ao Novum Canal,  Ivo Pereira, coordenador do futsal da Associação Desportiva de Penafiel (AD Penafiel), um dos responsáveis pelos crescimento da associação e também pela modalidade de futsal, nos últimos anos, destacou que todas as modalidades promovidas pela AD Penafiel já retomaram os treinos, salientando que no entanto, este processo de retoma tem vindo a ser feito de forma gradual e condicionada.

“Nem todos os escalões já começaram”, disse, salientando que a previsão é de que todos os escalões e equipas já estejam a treinar esta semana.

Refira-se que a Associação Desportiva de Penafiel integra as modalidades de Futsal, Patinagem Artística, Natação, Voleibol, Kickboxing, Hóquei em Patins e Karaté.

Falando das razões que o levaram a aceitar o desafio de ser coordenador de futsal da Associação Desportiva de Penafiel, Ivo Pereira apontou o facto de ser da área do desporto e acreditar que com o seu contributo, vontade e determinação, possa ajudar a associação a continuar a crescer e a ser cada vez mais uma referência no concelho e na região.

Fotografia: Associação Desportiva de Penafiel

“O que me motivou a estar ligado a esta instituição prende-se pelo facto de, em primeiro lugar, a minha vida profissional ser na área do desporto (Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário) e porque acredito que posso acrescentar algo e ajudar no desenvolvimento da AD Penafiel”, disse, sustentando que o crescimento que a instituição atingiu nos últimos anos de deve à aposta que foi feita na melhoria das condições materiais e logísticas.

“O crescimento alcançado deve-se em grande parte à melhoria significativa nas condições de treino (logísticas e materiais), ao excelente trabalho desenvolvido pelos nossos técnicos e ao planeamento cuidado e criterioso de cada época desportiva” disse.

“O principal objetivo da equipa sénior é, logicamente, subir de divisão. No entanto, e tendo em conta a situação atual do país, “perdemos” alguns atletas que considerávamos fundamentais para atingir os nossos objetivos. Neste momento, estamos concentrados em reformular o plantel e a preparar-nos da melhor maneira possível para as dificuldades que iremos encontrar”

Por modalidades e falando daquele que é a modalidade de que é coordenador, Ivo Pereira reconheceu que o principal objetivo da equipa sénior de futsal passa por ascender de divisão.

“O principal objetivo da equipa sénior é, logicamente, subir de divisão. No entanto, e tendo em conta a situação atual do país, “perdemos” alguns atletas que considerávamos fundamentais para atingir os nossos objetivos. Neste momento, estamos concentrados em reformular o plantel e a preparar-nos da melhor maneira possível para as dificuldades que iremos encontrar. Este longo período que atravessamos deixou algumas “marcas”, mas estamos otimistas e motivados para fazer melhor do que na época transata”, disse, manifestando que a AD Penafiel, nos últimos anos, alcançou níveis de competitividade significativos.

Fotografia: Associação Desportiva de Penafiel

“Nestes últimos anos, a AD Penafiel verificou melhorias significativas a vários níveis. Acreditamos que todo o planeamento e processo desenvolvido irá trazer inúmeras conquistas num futuro próximo. Aliás, já obtivemos excelentes resultados ao nível da formação (duas subidas de divisão) e, iremos certamente alcançar níveis de competitividade cada vez mais altos”, atalhou, esclarecendo que o futsal é, neste  momento, pela sua expressão e número de atletas, uma das modalidades emblemáticas da instituição.

“O futsal não é a modalidade mais antiga da AD Penafiel, mas devido ao elevado crescimento obtido nestes últimos anos (modalidade com mais atletas), acabou por se tornar numa das modalidades emblemáticas desta instituição”, referiu, reconhecendo que a modalidade, neste momento, está focada em melhorar todo o processo de ensino e aprendizagem.

Fotografia: Associação Desportiva de Penafiel

“Ainda temos muita margem para continuar a crescer”, acrescentou, sublinhando que ao nível da formação e dos vários escalões de futsal, o principal objetivo ao nível dos escalões mais jovens está relacionado com a formação pessoal e desportiva dos atletas. Não estamos propriamente preocupados com os resultados e classificações. O mais importante é o desenvolvimento do atleta”, afirmou.

“Praticamente toda a equipa de seniores da AD Penafiel é constituída por atletas que passaram pela nossa formação ou por atletas residentes no concelho de Penafiel. Todos os anos temos conseguido integrar atletas nos seniores e, iremos continuar a fazê-lo”

Ivo Pereira garantiu que a formação vai continuar a ser um dos principais vetores de desenvolvimento da AD Penafiel.

“Neste momento, praticamente toda a equipa de seniores da AD Penafiel é constituída por atletas que passaram pela nossa formação ou por atletas residentes no concelho de Penafiel. Todos os anos temos conseguido integrar atletas nos seniores e, iremos continuar a fazê-lo. A aposta na formação é algo de que não iremos abdicar”, adiantou.

Fotografia: Associação Desportiva de Penafiel

Referindo-se ao hóquei em patins, Ivo Pereira declarou que a AD Penafiel apenas tem duas equipas de hóquei, sendo que o principal objetivo passa pela promoção da prática desportiva em Abragão.

Na natação, Ivo Pereira destacou que os objetivos que a coletividade pretende alcançar estão relacionados com o desenvolvimento dos atletas e os recordes pessoais.

“A Natação é principalmente uma modalidade individual. E, como tal, os objetivos estão maioritariamente relacionados com o desenvolvimento dos atletas, recordes pessoais, entre outros. Nos últimos anos temos obtidos excelentes resultados e, pretendemos continuar a conquistar cada vez mais medalhas e troféus”, referiu.

Quanto ao voleibol e à patinagem artística, o coordenador da AD Penafiel  assumiu que esta e uma modalidade em que os objetivos acabam por ser um pouco idênticos aos da natação.

“A Patinagem Artística, pela sua individualidade, é uma modalidade em que os objetivos acabam por ser um pouco idênticos aos da Natação. É de realçar que esta secção promove todos os anos um espetáculo que tem vindo a ser de enorme sucesso. Um dos nossos grandes objetivos passa pela melhoria e superação deste espetáculo que, sinceramente, tem um nível técnico e de organização muito elevado. No caso do Voleibol, neste momento a equipa de Seniores está no playoff de acesso à 2.ª divisão nacional referente à época 2019/20. Ao nível da formação queremos continuar a fomentar o crescimento da modalidade através do Desporto Escolar e chegar aos campeonatos nacionais”, avançou.

“A grande maioria dos plantéis ainda estão a ser reestruturados, ainda existem muitas dúvidas relativas aos procedimentos a adotar. Este período de incerteza não nos dá segurança e garantias para a retoma imediata das competições”

Fotografia: Associação Desportiva de Penafiel

Interpelado sobre que impactos financeiros e desportivos teve a pandemia da Covid-19 na associação, o coordenador admitiu que a pandemia acabou por ter impacto financeiro e desportivo na maioria dos clubes, que foi minimizado no caso da AD Penafiel graças ao apoio da Câmara de Penafiel.

“Até ao momento, e devido a uma boa gestão financeira por parte da AD Penafiel e ao apoio da Câmara Municipal de Penafiel, conseguimos minimizar o impacto financeiro desta situação. Ao nível desportivo, e tendo em conta que estamos numa fase inicial da nova época desportiva, ainda não nos é possível quantificar esses impactos”, frisou, manifestando não acreditar que haja  condições para que possa haver uma retoma imediata das competições.

“Sinceramente, acho que não. A grande maioria dos plantéis ainda estão a ser reestruturados, ainda existem muitas dúvidas relativas aos procedimentos a adotar. Este período de incerteza não nos dá segurança e garantias para a retoma imediata das competições”, asseverou, defendendo que ao nível da formação as coletividades e os clubes, de uma forma geral, têm condições para cumprir com regras de retoma do desporto jovem que foram definidas e publicadas pelo Governo.

“Sim, penso que sim. Estas regras apelam muito à responsabilidade de cada um. Obviamente, é muito dificil cumpri-las minuciosamente, mas de um modo geral é possível adotar uma postura preventiva e cuidadosa. Os atletas, encarregados de educação e técnicos, compreendem e respeitam as regras”, afiançou.

Sobre os projetos e atividades que a AD Penafiel gostaria de implementar a curto/médio prazo, Ivo Pereira referiu que a associação está focada no desenvolvimento das diversas modalidades.

“No entanto, a AD Penafiel está sempre aberta a novos projetos. Temos algumas ideias e projetos de melhoria mas, ainda não nos é possível partilhá-los”, precisou, confirmando que a AD Penafiel mantém uma excelente relação com a Câmara Municipal de Penafiel.

“O trabalho apresentado pelas diferentes modalidades permitiu estabelecer uma relação de confiança e entreajuda na promoção do nosso grande objetivo, a promoção da prática desportiva a crianças e jovens”, confessou, acrescentando que a autarquia tem sido um parceiro institucional no apoio à coletividade, sendo a AD Penafiel uma das mais conceituados instituições no concelho de Penafiel.

“Embora, por vezes, não haja muito divulgação sobre o trabalho desenvolvido, a perceção que temos junto dos nossos atletas, associados e adeptos, é de que a AD Penafiel é uma instituição de respeito, uma das mais importantes do Município e que está sempre disponível para novos projetos que visam o desenvolvimento da prática desportiva”, anuiu.

Confrontado a falar do prémio que lhe foi atribuído pelo clube, consagrando-o como um dos treinadores mais marcantes da história do AD Penafiel, na modalidade de futsal, Ivo Pereira, declarou que esta homenagem  foi o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por toda a secção de futsal.

“Não considero que esta homenagem seja para um dos treinadores mais marcantes da história da ADP. Pessoalmente, esta distinção foi o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por toda a secção de Futsal desta instituição. Tudo o que alcançamos, deve-se a todos os técnicos, diretores e treinadores que me acompanharam e fizeram um excelente trabalho. Por isso, considero que esta homenagem foi para todos aqueles que abdicaram de tempo precioso nas suas vidas pessoais e familiares em prol desta instituição e da formação de crianças e jovens”, esclareceu.

A AD Penafiel, na época transata, tinha 469 atletas federados.

“Neste momento, e devido aos atrasos e dificuldades que temos vindo a sentir, o número é um pouco mais reduzido, mas acreditamos que rapidamente conseguir atingir a mesma quantidade de atletas ou até mais”, advogou.