Novum Canal

mobile

tablet

Associação de Futebol Amador de Lousada comemorou nono aniversário e está apostada em continuar a promover o movimento associativo

Partilhar por:

Fotografia: Associação de Futebol Amador de Lousada

A Associação de Futebol Amador de Lousada completou recentemente o seu nono aniversário, promovendo uma cerimónia simbólica que ficou marcada pela entrega de troféus da época 2019-2020.

Refira-se que a presente época terminou de uma forma prematura em virtude da pandemia Covid-19.

Ao Novum Canal, o presidente da Associação de Futebol Amador de Lousada, Bruno Silva, realçou a entrega de troféus contou com um número reduzido de presenças e cumpriu com todas as normas da Direção-Geral de Saúde (DGS), tendo contado com a presença do patrocinador Ivo Loureiro, e do vereador do desporto do município de Lousada Prof. António Augusto.

“Este ano devido à situação que a região e o paiís estão a viver, optamos por realizar uma cerimónia mais contida, premiar alguns atletas da Liga Afal Kids, aproveitando para assinalar esta data e dignificar  o movimento associativo”, expressou.

Falando daquilo que foram os últimos nove anos, o responsável pela Associação de Futebol Amador de Lousada declarou  que nos últimos anos a coletividade viveu um dinamismo crescente, muito também devido à competição sénior e ao campeonato de futebol amador, que, entretanto, terminou, tendo a maioria dos clubes optado por ingressar as competições amadoras da Associação de Futebol do Porto.

Com o fim do campeonato sénior, o dirigente associativo realçou que a coletividade se viu obrigada a reformular a associação e a continuar com a Afal Kids, numa aposta a formação e num evento direcionado para crianças com idades compreendidas entres os seis e os nove anos.

Falando deste projeto, Bruno Silva, realçou que o evento Afal Kids tem sido um sucesso, tem possibilitado promover uma maior aproximação entre a comunidade e as associações, incrementar a atividade física, o intercâmbio geracional, a convivência desportiva e a interação com o jogo, sem quaisquer fins competitivos.

Fotografia: Associação de Futebol Amador de Lousada

Sobre o arranque do Afal Kids, Bruno Silva realçou que antes do início de janeiro do próximo ano dificilmente este evento irá iniciar.

Referindo-se ainda àquilo que são os projetos da Associação de Futebol Amador de Lousada, Bruno Silva manifestou que tem também um projeto que pretende implementar, que já partilhou com a  Câmara de Lousada e que há algum tempo vem sendo pensado que passa por criar um campeonato interconcelhio envolvendo diferentes modalidades, numa tentativa de aproximar as pessoas e os mais novos do movimento associativo, numa tentativa de relevar a importância das coletividades e conferir mais visibilidade e notoriedade não apenas ao evento, mas igualmente às instituições.

Já quanto às regras que o Governo definiu para a retoma do desporto jovem no âmbito da pandemia de Covid-19, Bruno Silva afirmou entender as razões dos clubes que defendem um regresso às competições,  um pouco à semelhança do que vai acontecer para o futebol sénior distrital, mas advertiu para o facto de ser incomportável do ponto de vista da saúde pública ter durante num fim de semana, 15 a 16 equipas, a jogarem num mesmo espaço, a partilhar áreas comuns e com cruzamento de pessoas.

Também ao nível dos transportes, Bruno Silva declarou que existem limitações que não se compaginam com o arranque deste tipo de provas, avisando para a possibilidade de, existindo um aumento de contágios, a DGS implementar medidas ainda mais restritivas.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!