Novum Canal

mobile

tablet

José Luís Peixoto é o escritor convidado dos “Encontros com a Escrita”

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Valongo

O escritor José Luís Peixoto vai estar, este sábado, nos “Encontros com a Escrita”, uma iniciativa da Câmara de Valongo, agendada para as 21h30, no anfiteatro exterior da Biblioteca Municipal de Valongo

Segundo a autarquia valonguense, José Luís Peixoto nasceu na aldeia de Galveias, no Alto Alentejo, onde viveu até aos 18 anos, tendo depois estudado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Fez o curso de Línguas e Literaturas Modernas, na variante de estudos ingleses e alemães, foi professor em várias escolas portuguesas e na Cidade da Praia, em Cabo Verde, tendo a partir de 2001, dedicado-se profissionalmente à escrita.

Com apenas 27 anos, José Luís Peixoto venceu o Prémio Literário José Saramago. A obra do escritor é sobejamente conhecida dentro e fora do país, estando os seus livros traduzidos e publicados em 26 idiomas.

Fotografia: Câmara de Valongo

Do sua vasta  obra fazem parte obras como o romance “Galveias”, primeiro livro de língua portuguesa a ser traduzido para o idioma georgiano, “A Mãe que Chovia”, a primeira obra  a ser traduzida do português para o mongol.

Do seu repertório literário fazem, também, parte obras como “Morreste-me”, “Nenhum Olhar” e “Uma Casa na Escuridão” que integrou edição europeia de “1001 Livros para Ler Antes de Morrer”, guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos”.

A sua obra tem sido adaptada para espetáculos e obras artísticas de diversos géneros.

Colabora como colunista em vários órgãos da imprensa portuguesa.

A entrada no evento é gratuita, mas o acesso à sessão condicionado à lotação do auditório. É obrigatório o uso de máscara.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!