Novum Canal

mobile

tablet

TEXTO XV – Meu querido mês de agosto!

Partilhar por:

“ (…) Meu querido mês de agosto,

por ti levo o ano inteiro a sonhar (…)”!! (Dino Meira, artista popular)

Nunca, em tempo algum, a letra desta música terá feito tanto sentido!

O verão e as férias tão almejadas chegaram com o mês de agosto, para a grande maioria da população.

Depois de meses de confinamento e de restrições impostas em virtude do curso da pandemia decorrente do SARS-Cov-2, a conciliar a vida profissional e familiar dentro de casa, as tarefas domésticas, o teletrabalho e o ensino remoto de emergência, a ginástica diária entre os relatórios para o chefe e as tarefas escolares dos filhos para enviar à professora, as aulas à distância, as salas transformadas em escritórios e em salas de aula, a vida que se desenrolava totalmente dentro de paredes… a par, os estados de ansiedade e de medo, de insegurança que os números da pandemia iam gerando, o distanciamento físico necessário da família e dos amigos, a saúde mental a perecer, muitas vezes em situações já de si previamente vulneráveis… todas estas  vivências e contexto criaram condições para que o verão e as férias se tornassem em algo muito desejado e esperado por  todos os portugueses.

Ainda assim, não sendo este um verão comum, a grande maioria dos portugueses procurou desfrutar das férias, considerando as condições e reservas impostas. Apostou-se no “vá para fora cá dentro” e foram muitos os que rumaram ao interior do país, os que viajaram até aos arquipélagos dos Açores e da Madeira, os que se meteram à estrada e  somaram quilómetros na famosa Rota da  Estrada Nacional 2 – a mítica estrada que liga Chaves a Faro, a mais longa estrada de Portugal e da Europa, a terceira do mundo e bem conhecida dos motards!), (re)descobriu-se o Gerês, explorou-se o interior do país, foi o verão do turismo Clean@Safe!!

Foi o verão do autocaravanismo! O autocaravanismo é uma modalidade de turismo itinerante que permite traçar um ritmo próprio de viagens e de percursos e que alinhado ao conceito de férias em família teve este ano o seu apogeu!!

Agosto terminou. As férias também. Setembro é recomeço. É esperança. É preocupação.

Setembro trará o fim do verão. 

Setembro traz a reabertura das escolas, o regresso ao trabalho, preferencialmente, em modo presencial e/ou misto, e a necessidade de pôr em prática as aprendizagens supostamente adquiridas, neste período temporal e de confinamento, por motivos da pandemia SARS -Cov2.

A vida segue, sejamos prudentes connosco e com os outros. Sejamos responsáveis e sigamos à risca as orientações da DGS. Bom recomeço!


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!