Novum Canal

mobile

tablet

Penafidelense vice-campeão nacional de XCE

Partilhar por:

Fotografia: Rogério Matos

O penafidelense  Rogério Matos sagrou-se vice-campeão nacional de Cross Country Eliminator – Eliminação BTT (XCE), competição que decorreu em Anadia, e contou com a presença cerca de 300 corredores, distribuídos por dez categorias etárias, masculinas e femininas.

Esta foi a primeira corrida  de BTT de âmbito nacional depois de um longo período de confinamento em que os atletas e equipas estiveram privados de competir, devido à crise sanitária que continua a afetar a região e o país e às orientações impostas pela Direção-Geral de Saúde, numa prova que foi disputada sem público.

O atleta, na sua página pessoal, mostrou-se satisfeito com o feito conseguido no arranque da competição, realçando a importância de continuar a competir e a fazer aquilo que mais gosta.

“Super-contente por ver a nossa modalidade regressar à actividade, depois destes longos meses de ausência forçada. Mas agora com as devidas medidas de prevenção, acho que estamos em condições de continuar a fazer o que tanto gostamos! Obrigado equipa, staff e a todos pelo apoio”, escreveu na sua página pessoal, numa reação ao resultado e à prestação na prova.

Fotografia: Rogério Matos

Segundo a Federão Portuguesa de Ciclismo, ao “contrário da eliminação em pista, a eliminação em BTT não se trata de uma corrida em pelotão. Começa com um contrarrelógio individual de uma volta à pista. Os detentores dos melhores tempos em cada uma das categorias etárias e em cada um dos géneros passam à fase seguinte. Em função das caraterísticas da cada prova, do número de inscritos e de outros fatores – as limitações covid, por exemplo – pode decidir-se o número de corredores apurados”.

Ainda de acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo “no Campeonato Nacional de XCE passam os oitos corredores com melhor tempo em cada faixa etária e em cada género. Esses oito corredores são alinhados em duas séries de quatro ciclistas. É aqui que começa a eliminação. Em cada série são eliminados os dois últimos e apuram-se para a final os dois melhores. O resultado da final determina o ordenamento dos quatro primeiros classificados”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!