Novum Canal

mobile

tablet

Grupo Desportivo Dias Ferreira sagra-se Campeão Nacional em Penafiel

Partilhar por:

O Pavilhão Municipal de Rio de Moinhos, em Penafiel, assistiu à conquista do título de equipa campeã da 1.ª Divisão por parte do Grupo Desportivo Dias Ferreira depois de uma intensa luta com a Associação de Xadrez “A Torre” de Montemor-Novo.

No final de seis intensos dias de competição as duas formações criaram um fosso no topo da classificação para as restantes oito equipas e entraram na nona e última ronda numa luta lance a lance pelo título, com uma ligeira vantagem para o conjunto de Matosinhos.

Ambas as equipas venceram os seus confrontos por um resultado de 3,5 pontos – 0,5 pontos, e assim a atribuição do título apenas foi decidida após o recurso ao terceiro critério de desempate (o número total de pontos somados nas partidas disputadas ao longo das nove rondas).

A equipa da Assembleia Figueirense ocupou o terceiro lugar do pódio enquanto as equipas Profigaia/Escola Profissional de Gaia, Grupo de Xadrez do Porto e Santoantoniense Futebol Clube não escaparam à despromoção à 2.ª Divisão.

Numa competição onde marcaram presença alguns dos melhores xadrezistas nacionais destaque para a participação de vinte de três grandes mestres, incluindo os grandes mestres lusos Jorge Viterbo Ferreira e Luís Galego, e também para o valonguense André Ventura Sousa, mestre internacional e atual campeão nacional absoluto, em defesa das cores da equipa Profigaia/Escolas Profissional de Gaia.

Neste Campeonato Nacional por Equipas da 1.ª Divisão passaram por Penafiel 137 xadrezistas os quais disputaram um total em 180 partidas distribuídas por 9 rondas e tornaram o município douriense o centro do Xadrez nacional.

Na primeira competição oficial de Xadrez promovida pela Federação Portuguesa de Xadrez nestes tempos de pandemia, todos reconheceram as excelentes condições proporcionadas pelo Pavilhão Municipal de Rio de Moinhos para o desenrolar desta competição, salientado a entidade federativa o apoio e empenho do Município de Penafiel na concretização da mais importante prova do calendário xadrezístico nacional.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!